Tereza Nelma debate a instalação de Procuradorias da Mulher com parlamentares da Paraíba
Ela defende a criação de Procuradorias da Mulher nas Casas Legislativas para o enfrentamento da violência política de gênero
Estimular a criação de Procuradorias da Mulher nas Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas foi um dos objetivos de encontro com 26 parlamentares da Paraíba, que teve por objetivo debater o tema “Procuradoria da Mulher nas Casas Legislativas”.
A palestrante foi a Procuradora da Mulher da Câmara dos Deputados, deputada Tereza Nelma (PSDB-AL), que compartilhou informações e falou sobre os procedimentos necessários para a instalação do órgão.
Durante a palestra, a deputada que, recentemente lançou o Observatório Nacional da Mulher na Política (ONMP), destacou a importância da representatividade feminina e do combate à violência política de gênero. Para isso, apontou Nelma, “as mulheres precisam estar unidas e organizadas”. A parlamentar disse que o Observatório é o maior mecanismo de monitoramento da atuação da mulher e a instalação das Procuradorias é essencial para seu fortalecimento. “Quanto mais Procuradorias da Mulher existirem nos ambientes políticos, melhor. Precisamos ter apoio, nos fortalecer. O caminho é longo, mas temos que conquistar esse poder”, ressaltou a deputada.
O Observatório vai atuar em três eixos de pesquisa: "Violência Política contra a Mulher", "Atuação Parlamentar e Representatividade" e "Atuação Partidária e Processos Eleitorais". Entre os objetivos do Observatório estão elaborar, realizar e apresentar pesquisas, estudos e índices analíticos relacionados à participação da mulher nos espaços de poder.
“O Observatório será um instrumento muito importante para conseguirmos avançar na questão do enfrentamento à violência política, que por muitos anos foi invisibilizada, sendo essa uma das principais causas da sub-representação das mulheres na política”, disse Tereza Nelma.
A deputada Tereza informou, ainda, que a Procuradoria da Mulher está disponível para reuniões com vereadoras e deputadas de todos os estados, para disseminar as orientações sobre a implantação de Procuradorias da Mulher nas Câmaras Municipais e Assembleias Legislativa.
Este encontro foi uma iniciativa do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) da Paraíba e foi intermediado pela presidente de honra do PSDB-Mulher do Estado e coordenadora do PSDB-Mulher na região Nordeste, Iraê Lucena. Ela ressaltou a necessidade desta agenda para que as mulheres da Paraíba entendam como funciona a Procuradoria. “Foi muito importante ouvir a Procuradora, sua experiência de mulher que é referência para todas nós, sempre à frente dessa luta, levantando a bandeira da representatividade feminina. Seguimos na luta!”, ressaltou Iraê.
A deputada estadual Camila Toscano (PSDB-PB) e o deputado federal Pedro Cunha (PSDB-PB) também participaram do encontro. “É necessária a instalação das Procuradorias nas Casas Legislativas. Todas as informações que recebemos da deputada Tereza Nelma nos deram uma noção exata e agora, com certeza, vamos correr atrás desse objetivo”, afirmou Camila.
Veja também
Últimas notícias
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Palmeira dos Índios
Edilza Alves amplia articulação por recursos e se reúne com secretário da Agricultura
Entenda os pontos em negociação na retal final da COP30
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
