Política

Tereza Nelma debate a instalação de Procuradorias da Mulher com parlamentares da Paraíba

Ela defende a criação de Procuradorias da Mulher nas Casas Legislativas para o enfrentamento da violência política de gênero

Por 7Segundos com Assessoria 30/07/2021 11h11 - Atualizado em 30/07/2021 11h11
Tereza Nelma debate a instalação de Procuradorias da Mulher com parlamentares da Paraíba
Deputada Tereza Nelma durante encontro virtual parlamentares da Paraíba - Foto: Assessoria

Estimular a criação de Procuradorias da Mulher nas Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas foi um dos objetivos de encontro com 26 parlamentares da Paraíba, que teve por objetivo debater o tema “Procuradoria da Mulher nas Casas Legislativas”.

A palestrante foi a Procuradora da Mulher da Câmara dos Deputados, deputada Tereza Nelma (PSDB-AL), que compartilhou informações e falou sobre os procedimentos necessários para a instalação do órgão.

Durante a palestra, a deputada que, recentemente lançou o Observatório Nacional da Mulher na Política (ONMP), destacou a importância da representatividade feminina e do combate à violência política de gênero. Para isso, apontou Nelma, “as mulheres precisam estar unidas e organizadas”. A parlamentar disse que o Observatório é o maior mecanismo de monitoramento da atuação da mulher e a instalação das Procuradorias é essencial para seu fortalecimento. “Quanto mais Procuradorias da Mulher existirem nos ambientes políticos, melhor. Precisamos ter apoio, nos fortalecer. O caminho é longo, mas temos que conquistar esse poder”, ressaltou a deputada.

O Observatório vai atuar em três eixos de pesquisa: "Violência Política contra a Mulher", "Atuação Parlamentar e Representatividade" e "Atuação Partidária e Processos Eleitorais". Entre os objetivos do Observatório estão elaborar, realizar e apresentar pesquisas, estudos e índices analíticos relacionados à participação da mulher nos espaços de poder.

“O Observatório será um instrumento muito importante para conseguirmos avançar na questão do enfrentamento à violência política, que por muitos anos foi invisibilizada, sendo essa uma das principais causas da sub-representação das mulheres na política”, disse Tereza Nelma.

A deputada Tereza informou, ainda, que a Procuradoria da Mulher está disponível para reuniões com vereadoras e deputadas de todos os estados, para disseminar as orientações sobre a implantação de Procuradorias da Mulher nas Câmaras Municipais e Assembleias Legislativa.

Este encontro foi uma iniciativa do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) da Paraíba e foi intermediado pela presidente de honra do PSDB-Mulher do Estado e coordenadora do PSDB-Mulher na região Nordeste, Iraê Lucena. Ela ressaltou a necessidade desta agenda para que as mulheres da Paraíba entendam como funciona a Procuradoria. “Foi muito importante ouvir a Procuradora, sua experiência de mulher que é referência para todas nós, sempre à frente dessa luta, levantando a bandeira da representatividade feminina. Seguimos na luta!”, ressaltou Iraê.

A deputada estadual Camila Toscano (PSDB-PB) e o deputado federal Pedro Cunha (PSDB-PB) também participaram do encontro. “É necessária a instalação das Procuradorias nas Casas Legislativas. Todas as informações que recebemos da deputada Tereza Nelma nos deram uma noção exata e agora, com certeza, vamos correr atrás desse objetivo”, afirmou Camila.