Tereza Nelma debate a instalação de Procuradorias da Mulher com parlamentares da Paraíba
Ela defende a criação de Procuradorias da Mulher nas Casas Legislativas para o enfrentamento da violência política de gênero

Estimular a criação de Procuradorias da Mulher nas Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas foi um dos objetivos de encontro com 26 parlamentares da Paraíba, que teve por objetivo debater o tema “Procuradoria da Mulher nas Casas Legislativas”.
A palestrante foi a Procuradora da Mulher da Câmara dos Deputados, deputada Tereza Nelma (PSDB-AL), que compartilhou informações e falou sobre os procedimentos necessários para a instalação do órgão.
Durante a palestra, a deputada que, recentemente lançou o Observatório Nacional da Mulher na Política (ONMP), destacou a importância da representatividade feminina e do combate à violência política de gênero. Para isso, apontou Nelma, “as mulheres precisam estar unidas e organizadas”. A parlamentar disse que o Observatório é o maior mecanismo de monitoramento da atuação da mulher e a instalação das Procuradorias é essencial para seu fortalecimento. “Quanto mais Procuradorias da Mulher existirem nos ambientes políticos, melhor. Precisamos ter apoio, nos fortalecer. O caminho é longo, mas temos que conquistar esse poder”, ressaltou a deputada.
O Observatório vai atuar em três eixos de pesquisa: "Violência Política contra a Mulher", "Atuação Parlamentar e Representatividade" e "Atuação Partidária e Processos Eleitorais". Entre os objetivos do Observatório estão elaborar, realizar e apresentar pesquisas, estudos e índices analíticos relacionados à participação da mulher nos espaços de poder.
“O Observatório será um instrumento muito importante para conseguirmos avançar na questão do enfrentamento à violência política, que por muitos anos foi invisibilizada, sendo essa uma das principais causas da sub-representação das mulheres na política”, disse Tereza Nelma.
A deputada Tereza informou, ainda, que a Procuradoria da Mulher está disponível para reuniões com vereadoras e deputadas de todos os estados, para disseminar as orientações sobre a implantação de Procuradorias da Mulher nas Câmaras Municipais e Assembleias Legislativa.
Este encontro foi uma iniciativa do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) da Paraíba e foi intermediado pela presidente de honra do PSDB-Mulher do Estado e coordenadora do PSDB-Mulher na região Nordeste, Iraê Lucena. Ela ressaltou a necessidade desta agenda para que as mulheres da Paraíba entendam como funciona a Procuradoria. “Foi muito importante ouvir a Procuradora, sua experiência de mulher que é referência para todas nós, sempre à frente dessa luta, levantando a bandeira da representatividade feminina. Seguimos na luta!”, ressaltou Iraê.
A deputada estadual Camila Toscano (PSDB-PB) e o deputado federal Pedro Cunha (PSDB-PB) também participaram do encontro. “É necessária a instalação das Procuradorias nas Casas Legislativas. Todas as informações que recebemos da deputada Tereza Nelma nos deram uma noção exata e agora, com certeza, vamos correr atrás desse objetivo”, afirmou Camila.
Veja também
Últimas notícias

Homem é morto a facadas pelo próprio irmão em Olivença

Homem é morto com tiros na cabeça no bairro Ouro Preto, em Maceió
Ex-funcionária de hotel na Jatiúca confessa crime e tem prisão preventiva decretada

Grave acidente entre caminhão e carro deixa quatro pessoas feridas na rodovia AL-220

MP pede cassação de liminar de prisão domiciliar a empresário que fugiu após condenação

Moradores de Pilar enfrentam caos no abastecimento de água e cobram providências da BRK
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
