Projeto de Severino Pessoa para fornecer absorventes nas escolas é aprovado na Câmara
Um dos objetivos da medida é diminuir a evasão escolar e dar condições para que as alunas se sintam confortáveis em sala

A falta de acesso às condições básicas de higiene durante o período menstrual é uma realidade vivida por milhares de mulheres e meninas brasileiras. Para reverter essa lógica, a Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (26) o Projeto de Lei 1547/2021, de autoria do deputado alagoano Severino Pessoa (Republicanos/AL), que institui o Programa de Fornecimento de Absorventes Higiênicos (PFAH) nas escolas públicas de ensino médio e fundamental.
“Para nós é evidente que o acesso a absorventes higiênicos é um direito garantido. Limpeza, autoconfiança e capacidade de realização no período pré-menstrual é um requisito do alcance da dignidade e da equidade para as pessoas que menstruam”, argumentou Pessoa.
Estudos do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) revelam que no Brasil, uma em cada quatro meninas deixam de ir à escola quando estão menstruadas. “Um dos objetivos da medida é diminuir a evasão escolar e dar condições para que as alunas se sintam confortáveis e seguras em sala de aula”, disse.
Outra consequência da “pobreza menstrual”, expressão que se refere a essa incapacidade de custear produtos (como absorventes) para lidar com o sangue menstrual, é a propagação de doenças.
“Na falta dos produtos adequados, muitas mulheres passam a utilizar itens como papel e até plástico ou miolo de pão, o que invariavelmente causa infecções prejudicando ainda mais a saúde, além de gerar incômodo e constrangimento”, alertou o parlamentar.
Últimas notícias

Consulta pública sobre CNH acessível bate recorde com mais de 30 mil participantes

Paulo Dantas anuncia mais de meio bilhão em investimentos para Palmeira dos Índios

Adeal inicia em novembro campanha obrigatória de atualização cadastral do rebanho

Arapiraca inaugura dia 29 obras da Marginal do Riacho Piauí e pavimentação do bairro Guaribas

Deputado Alexandre Ayres propõe proibir apostas online para beneficiários sociais

Maior concurso público do Estado de AL deve ofertar mais de oito mil vagas
Vídeos e noticias mais lidas

Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg)
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'

Colégio Santa Cecília esclarece denúncia sobre telhado caindo na unidade em Arapiraca
