Projeto de Severino Pessoa para fornecer absorventes nas escolas é aprovado na Câmara
Um dos objetivos da medida é diminuir a evasão escolar e dar condições para que as alunas se sintam confortáveis em sala
A falta de acesso às condições básicas de higiene durante o período menstrual é uma realidade vivida por milhares de mulheres e meninas brasileiras. Para reverter essa lógica, a Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (26) o Projeto de Lei 1547/2021, de autoria do deputado alagoano Severino Pessoa (Republicanos/AL), que institui o Programa de Fornecimento de Absorventes Higiênicos (PFAH) nas escolas públicas de ensino médio e fundamental.
“Para nós é evidente que o acesso a absorventes higiênicos é um direito garantido. Limpeza, autoconfiança e capacidade de realização no período pré-menstrual é um requisito do alcance da dignidade e da equidade para as pessoas que menstruam”, argumentou Pessoa.
Estudos do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) revelam que no Brasil, uma em cada quatro meninas deixam de ir à escola quando estão menstruadas. “Um dos objetivos da medida é diminuir a evasão escolar e dar condições para que as alunas se sintam confortáveis e seguras em sala de aula”, disse.
Outra consequência da “pobreza menstrual”, expressão que se refere a essa incapacidade de custear produtos (como absorventes) para lidar com o sangue menstrual, é a propagação de doenças.
“Na falta dos produtos adequados, muitas mulheres passam a utilizar itens como papel e até plástico ou miolo de pão, o que invariavelmente causa infecções prejudicando ainda mais a saúde, além de gerar incômodo e constrangimento”, alertou o parlamentar.
Últimas notícias
Escola de samba que homenageou Lula é rebaixada para a Série Ouro
Justiça revoga obrigação de advogado se apresentar à Rotam em dias de jogos do CSA
Viradouro é a grande campeã do Carnaval do Rio de Janeiro em 2026
Idoso desaparece no Santos Dumont e família pede ajuda para encontrá-lo
Sine Alagoas oferece mais de 2 mil vagas de emprego: confira as oportunidades
Paciente relata presença de larvas em comida servida na UPA Benedito Bentes
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
