Abastecimento de cidades da Bacia Leiteira segue em recuperação neste domingo
Manutenção em conjuntos motobombas e rompimentos em adutoras exigiram paralisações
O abastecimento de água para as 18 cidades atendidas pelo Sistema Coletivo da Bacia Leiteira segue em fase de normalização gradativa neste domingo (19). É que o sistema voltou a operar normalmente, ou seja, com 100% da capacidade, no começo da manhã de hoje, depois de ser paralisado algumas vezes neste fim de semana para manutenções corretivas não programadas e para retirada de dois grandes rompimentos em adutoras.
Os conjuntos motobombas que precisaram de manutenção ficam na estação de captação, à margem do Rio São Francisco, em Pão de Açúcar. O serviço se deu em virtude da chegada de muita vegetação aquática ao local, decorrente do aumento de vazão do rio.
Por isso, foi necessário o trabalho de um mergulhador, que fez a limpeza manual, retirando a vegetação que fica presa à grade de proteção. Por outro lado, técnicos da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), por meio da Unidade de Negócio Bacia Leiteira e da Gerência de Manutenção Eletromecânica (Gemem), precisaram dar manutenção corretiva nos conjuntos motobombas, que foram afetados pela vegetação.
Os profissionais também constataram, na tarde deste sábado (18), um rompimento na adutora de 700 milímetros de diâmetro, em um trecho perto da comunidade Impueiras, em Pão de Açúcar. O trabalho foi iniciado imediatamente e se estendeu pela noite de ontem e madrugada de hoje, quando foi concluído.
No começo da manhã deste domingo (19), o Sistema Coletivo da Bacia Leiteira voltou a operar normalmente, isto é, com 100% da capacidade. Dessa forma, o abastecimento das 18 cidades da região segue em fase de regularização gradativa por um período de aproximadamente 48 horas.
São elas: Batalha, Cacimbinhas, Carneiros, Dois Riachos, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Major Isidoro, Maravilha, Monteirópolis, Olho d’Água das Flores, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Pão de Açúcar, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, São José da Tapera e Senador Rui Palmeira.
Major Izidoro e Cacimbinhas
Situadas no final do Sistema Coletivo da Bacia Leiteira, Major Izidoro e Cacimbinhas foram afetadas desde a última quinta-feira (16) por uma situação particular: a adutora que leva água para as duas cidades foi rompida acidentalmente pela empresa que trabalha na duplicação da rodovia estadual AL-220, perto do trevo que dá acesso a Major Izidoro.
Diante do ocorrido, a Casal prontamente tomou as providências necessárias e, com apoio da empresa privada responsável pelo dano, conseguiu concluir o conserto da tubulação na sexta-feira (17).
Vale destacar que, para agilizar o serviço, a própria Companhia custeou toda a manutenção da adutora com recursos próprios, além dos custos operacionais de logística e de tempo de interrupção do abastecimento. Essa foi a terceira vez que a adutora que abastece Major Izidoro e Cacimbinhas foi rompida acidentalmente pela mesma empresa.
Últimas notícias
Escola de samba que homenageou Lula é rebaixada para a Série Ouro
Justiça revoga obrigação de advogado se apresentar à Rotam em dias de jogos do CSA
Viradouro é a grande campeã do Carnaval do Rio de Janeiro em 2026
Idoso desaparece no Santos Dumont e família pede ajuda para encontrá-lo
Sine Alagoas oferece mais de 2 mil vagas de emprego: confira as oportunidades
Paciente relata presença de larvas em comida servida na UPA Benedito Bentes
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
