Câmara de Arapiraca realiza palestra do Outubro Rosa sobre câncer de mama e de cólo do útero
A vereadora e médica Drª. Fany realizou na manhã desta quinta-feira (21) uma mesa redonda com especialistas para falar sobre o assunto

O mês de Outubro já é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento, conhecido como Outubro Rosa, é celebrado anualmente desde os anos 90.
O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.
Para marcar ainda mais este mês, a vereadora e médica Drª. Fany realizou na manhã desta quinta-feira (21) uma mesa redonda com especialistas para falar sobre o câncer de mama e também o câncer do colo do útero. A palestra foi direcionada às servidoras da Câmara Municipal de Arapiraca e convidados.
Também participaram os vereadores Thiago ML , presidente da Casa, os vereadores Melquisedec de Oliveira, Zé Carlinhos, Adriano Targino e Vicente do Remédio.
Ao abrir os trabalhos, a Drª. Fany, agradeceu a presença de todos, chamando a atenção para o auto exame, única forma de encontrar a cura da doença através da descoberta precocemente. De acordo com a vereadora, os casos vêm aumentando assustadoramente justamente porque as mulheres não procuram os postos de saúde para fazer o exame.
"Temos que nos amar e consequentemente, nos cercar de todos os cuidados, fazendo os exames para evitar complicações futuras que podem ser devastadoras", alertou a vereadora.
O presidente da Casa, Thiago ML, agradeceu à Dra. Fany, por ter escolhido a Câmara Municipal de Arapiraca para debater um assunto de tão grande importância para a saúde da mulher. Thiago ML, também aproveitou a oportunidade para falar sobre os professores, segundo ele, a categoria menos valorizada pelos gestores públicos, mas, que para o Poder Legislativo, merece atenção especial e por esse motivo a Casa tem realizado um esforço muito grande para resolver as reivindicações da categoria, principalmente quando se refere à questão salarial, pauta que os professores sempre reivindicaram.
Thiago ML disse que o assunto sobre os cânceres de mama e de cólon de útero, precisam ser mais discutidos pela sociedade durante o ano inteiro e que o Poder Legislativo está de portas abertas para participar de debates desta magnitude.
Uma das palestrantes, a Drª. Tereza Gomes, disse que o diagnóstico precoce do câncer ajuda na cura e que é preciso que a mulher faça em casa esse auto e exame, se tocando e ao perceber algo diferente, que não tenha notado há um mês, por exemplo, vá imediatamente ao médico para fazer o exame.
"Vou fazer por amor", disse ela, acrescentando que quanto mais cedo for diagnosticado, mais chances de cura ", alertou.
Ela também falou sobre o câncer de mama no homem, que pouco é falado e defendeu também o auto exame em casa, ao descobrir qualquer anormalidade, procure um especialista para iniciar o tratamento.
A outra palestrante foi a Drª. Janayna Pereira, que surpreendeu a todos, ao dizer que estava ali para falar sobre sua experiência de vida, uma vez que também foi diagnosticada com um câncer. Segundo ela, o seu sofrimento foi pior ainda, ao ouvir dos próprios médicos em São Paulo, de que o seu câncer não tinha cura, mas com força,fé e confiança na ciência, iria superar todas as adversidades.
Antes de iniciar a sua explanação, a palestrante fez questão de afirmar que estava quebrando uma barreira e levando à público para que sua história servisse de incentivo a outras pessoas que estivessem passando pelo mesmo problema.
As emoções não pararam por aí. O vereador Melquisedec de Oliveira também falou sobre alguns episódios em sua vida. Segundo ele, em plena pandemia do Covid-19, onde na própria família, ele e o pai, foram diagnosticados com o vírus e além disso, uma irmã dele estava com câncer e ninguém podia ajudar, justamente porque estavam com a Covid-19.
Bastante emocionado ao falar sobre o assunto, Melquisedec de Oliveira, destacou a força e superação da irmã, que hoje está reagindo bem e com sucesso ao tratamento.
Quem encerrou a palestra pela manhã foi a Professora Cristina Rezende, que também já teve câncer de mama. Segundo ela, foi um momento de superação e enfrentamento à doença, que graças ao apoio incondicional de toda a família, terminou com a cura. "Tudo isso aconteceu há cinco anos, mas minha fé inabalável não deixou que eu fraquejasse e caísse ", disse a Professora Cristina Rezende.
A vereadora Drª. Fany também abriu espaço para que alguns servidores ou convidados pudessem falar sobre suas experiências de vida, caso alguém tivesse passado pelo drama de enfrentar a doença pessoalmente ou conhecesse alguém que viveu com o problema. No encerramento, Drª Fany disse que na condição de vereadora e médica, estava pronta para ajudar a sociedade no que fosse necessário.
Últimas notícias

INSS suspende contratos com a Crefisa por irregularidades em serviços

Idosa de 71 anos morre após tentar se abrigar de incêndio embaixo da cama
Rio Largo amplia serviços de saúde com atendimento inédito em odontopediatria

Voluntário brasileiro foge da Ucrânia após não conseguir quebrar contrato

AMA implanta processo digital e elimina uso de papel, reforçando compromisso com o meio ambiente
Idoso de 75 anos condenado por estupro de vulnerável é preso em Mata Grande
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
