Arapiraca

Câmara de Arapiraca realiza palestra do Outubro Rosa sobre câncer de mama e de cólo do útero

A vereadora e médica Drª. Fany realizou na manhã desta quinta-feira (21) uma mesa redonda com especialistas para falar sobre o assunto

Por 7Segundos com Assessoria 21/10/2021 16h04
Câmara de Arapiraca realiza palestra do Outubro Rosa sobre câncer de mama e de cólo do útero
Mesa redonda com especialistas para falar sobre o câncer de mama e de colo do útero foi realizada pela Câmara Municipal de Arapiraca - Foto: Assessoria

O mês de Outubro já é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento, conhecido como Outubro Rosa, é celebrado anualmente desde os anos 90. 

O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.

Para marcar ainda mais este mês, a vereadora e médica Drª. Fany realizou na manhã desta quinta-feira (21) uma mesa redonda com especialistas para falar sobre o câncer de mama e também o câncer do colo do útero. A palestra foi direcionada às servidoras da Câmara Municipal de Arapiraca e convidados. 

Também participaram os vereadores Thiago ML , presidente da Casa, os vereadores Melquisedec de Oliveira, Zé Carlinhos, Adriano Targino e Vicente do Remédio.

Ao abrir os trabalhos, a Drª. Fany, agradeceu a presença de todos, chamando a atenção para o auto exame, única forma de encontrar a cura da doença através da descoberta precocemente. De acordo com a vereadora, os casos vêm aumentando assustadoramente justamente porque as mulheres não procuram os postos de saúde para fazer o exame.

"Temos que nos amar e consequentemente, nos cercar de todos os cuidados, fazendo os exames para evitar complicações futuras que podem ser devastadoras", alertou a vereadora.

O presidente da Casa, Thiago ML, agradeceu à Dra. Fany, por ter escolhido a Câmara Municipal de Arapiraca para debater um assunto de tão grande importância para a saúde da mulher. Thiago ML, também aproveitou a oportunidade para falar sobre os professores, segundo ele, a categoria menos valorizada pelos gestores públicos, mas, que para o Poder Legislativo, merece atenção especial e por esse motivo a Casa tem realizado um esforço muito grande para resolver as reivindicações da categoria, principalmente quando se refere à questão salarial, pauta que os professores sempre reivindicaram.

Thiago ML disse que o assunto sobre os cânceres de mama e de cólon de útero, precisam ser mais discutidos pela sociedade durante o ano inteiro e que o Poder Legislativo está de portas abertas para participar de debates desta magnitude.

Uma das palestrantes, a Drª. Tereza Gomes, disse que o diagnóstico precoce do câncer ajuda na cura e que é preciso que a mulher faça em casa esse auto e exame, se tocando e ao perceber algo diferente, que não tenha notado há um mês, por exemplo, vá imediatamente ao médico para fazer o exame.

"Vou fazer por amor", disse ela, acrescentando que quanto mais cedo for diagnosticado, mais chances de cura ", alertou.

Ela também falou sobre o câncer de mama no homem, que pouco é falado e defendeu também o auto exame em casa, ao descobrir qualquer anormalidade, procure um especialista para iniciar o tratamento.

A outra palestrante foi a Drª. Janayna Pereira, que surpreendeu a todos, ao dizer que estava ali para falar sobre sua experiência de vida, uma vez que também foi diagnosticada com um câncer. Segundo ela, o seu sofrimento foi pior ainda, ao ouvir dos próprios médicos em São Paulo, de que o seu câncer não tinha cura, mas com força,fé e confiança na ciência, iria superar todas as adversidades.

Antes de iniciar a sua explanação, a palestrante fez questão de afirmar que estava quebrando uma barreira e levando à público para que sua história servisse de incentivo a outras pessoas que estivessem passando pelo mesmo problema.

As emoções não pararam por aí. O vereador Melquisedec de Oliveira também falou sobre alguns episódios em sua vida. Segundo ele, em plena pandemia do Covid-19, onde na própria família, ele e o pai, foram diagnosticados com o vírus e além disso, uma irmã dele estava com câncer e ninguém podia ajudar, justamente porque estavam com a Covid-19.

Bastante emocionado ao falar sobre o assunto, Melquisedec de Oliveira, destacou a força e superação da irmã, que hoje está reagindo bem e com sucesso ao tratamento.

Quem encerrou a palestra pela manhã foi a Professora Cristina Rezende, que também já teve câncer de mama. Segundo ela, foi um momento de superação e enfrentamento à doença, que graças ao apoio incondicional de toda a família, terminou com a cura. "Tudo isso aconteceu há cinco anos, mas minha fé inabalável não deixou que eu fraquejasse e caísse ", disse a Professora Cristina Rezende.

A vereadora Drª. Fany também abriu espaço para que alguns servidores ou convidados pudessem falar sobre suas experiências de vida, caso alguém tivesse passado pelo drama de enfrentar a doença pessoalmente ou conhecesse alguém que viveu com o problema. No encerramento, Drª Fany disse que na condição de vereadora e médica, estava pronta para ajudar a sociedade no que fosse necessário.