Hospital de Arapiraca é referência em cirurgias bucais raras em bebês recém-nascidos
Histórias como essas relatam o compromisso dos profissionais que atuam na instituição, como o pioneirismo no atendimento
Uma criança de apenas doze dias foi submetida a uma cirurgia rara em Arapiraca. Nascida em Palmeira dos Índios, a pequena Nataly foi operada no dia 26 de janeiro deste ano no Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho por uma equipe médica liderada pelo bucomaxilofacial, Ricardo Watson, que fez a retirada de um tumor de sua boca.
“Estávamos diante de um caso muito delicado, pois a menina não estava conseguindo comer, mamar e já havia comprometimento até em sua respiração”, falou o cirurgião. Para o procedimento ele contou com apoio de toda a equipe da UTI Neonatal do Hospital Regional, entre eles o pediatra Emanuel Fonseca e do anestesista Igor Pirauá. “Foi preciso entubar a criança e, devido a sua precocidade, todo procedimento foi muito bem avaliado, minimizando todos os riscos”, comentou.
O caso, segundo Ricardo Watson, trata-se de um tumor embriológico raro. “Estamos aguardando o resultado da biópsia, mas acreditamos que se trata de algo benigno”, explicou o profissional, que já deu alta a pequena Nataly esta semana.
Voltando a sorrir
A história da menina é similar a do pequeno Enzo Gabriel, nascido em junho de 2018, na maternidade do mesmo hospital, e operado também pela equipe de Ricardo. “Eu tive uma gravidez saudável e foi uma surpresa saber que meu filho tinha esse problema. Mas graças a Deus e ao Hospital hoje ele está ótimo”, falou a mãe da criança, Cassielma Lima.
Às vésperas de completar 4 anos, Enzo, que foi atendido à época pelo pediatra Cleildo Torres, se prepara para ir à escola pela primeira vez. “Ele é saudável, não teve nenhuma sequela e sempre foi atendido pelos médicos do Regional nesse processo de avaliação pós-operatória”, declarou o pai, Diogo José, que é operador de máquinas.
Para o provedor do Hospital Regional, Geraldo Magela, histórias como essas relatam o compromisso dos profissionais que atuam na instituição, como o pioneirismo no atendimento. “Resgatamos a vida dessas famílias com procedimentos muito delicados, mas vitais para uma vida saudável”, destacou.
Últimas notícias
DMTT regulamenta uso de barreiras plásticas para coibir estacionamento irregular
Sesau garante aos pais de crianças atípicas a continuação do Serviço de Equoterapia
São Sebastião realiza 1º Fórum do Selo Unicef e reforça políticas para a juventude
Por unanimidade, STF mantém decisão sobre perda do mandato de Zambelli
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Hapvida é condenado a pagar indenização após negar cirurgia à paciente com risco de morte
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
