Hospital de Arapiraca é referência em cirurgias bucais raras em bebês recém-nascidos
Histórias como essas relatam o compromisso dos profissionais que atuam na instituição, como o pioneirismo no atendimento
Uma criança de apenas doze dias foi submetida a uma cirurgia rara em Arapiraca. Nascida em Palmeira dos Índios, a pequena Nataly foi operada no dia 26 de janeiro deste ano no Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho por uma equipe médica liderada pelo bucomaxilofacial, Ricardo Watson, que fez a retirada de um tumor de sua boca.
“Estávamos diante de um caso muito delicado, pois a menina não estava conseguindo comer, mamar e já havia comprometimento até em sua respiração”, falou o cirurgião. Para o procedimento ele contou com apoio de toda a equipe da UTI Neonatal do Hospital Regional, entre eles o pediatra Emanuel Fonseca e do anestesista Igor Pirauá. “Foi preciso entubar a criança e, devido a sua precocidade, todo procedimento foi muito bem avaliado, minimizando todos os riscos”, comentou.
O caso, segundo Ricardo Watson, trata-se de um tumor embriológico raro. “Estamos aguardando o resultado da biópsia, mas acreditamos que se trata de algo benigno”, explicou o profissional, que já deu alta a pequena Nataly esta semana.
Voltando a sorrir
A história da menina é similar a do pequeno Enzo Gabriel, nascido em junho de 2018, na maternidade do mesmo hospital, e operado também pela equipe de Ricardo. “Eu tive uma gravidez saudável e foi uma surpresa saber que meu filho tinha esse problema. Mas graças a Deus e ao Hospital hoje ele está ótimo”, falou a mãe da criança, Cassielma Lima.
Às vésperas de completar 4 anos, Enzo, que foi atendido à época pelo pediatra Cleildo Torres, se prepara para ir à escola pela primeira vez. “Ele é saudável, não teve nenhuma sequela e sempre foi atendido pelos médicos do Regional nesse processo de avaliação pós-operatória”, declarou o pai, Diogo José, que é operador de máquinas.
Para o provedor do Hospital Regional, Geraldo Magela, histórias como essas relatam o compromisso dos profissionais que atuam na instituição, como o pioneirismo no atendimento. “Resgatamos a vida dessas famílias com procedimentos muito delicados, mas vitais para uma vida saudável”, destacou.
Últimas notícias
Gusttavo Lima derruba bebidas de ambulante durante show e paga prejuízo
Segunda Turma do STF forma maioria para afastar diretor-geral da PF
[Vídeo] Manchas de óleo são encontradas em praias do Litoral Norte de Maceió
Governo de Alagoas publica resultado provisório do concurso da Uneal
Acusado de tentar matar amigo da esposa será julgado nesta quarta-feira (9)
Concursos da PM e do Corpo de Bombeiros de Alagoas reabrem inscrições
Vídeos e noticias mais lidas
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
