Política

Marx Beltrão diz que Congresso precisa, de uma vez por todas, aprovar Piso Nacional da Enfermagem

Projeto prevê ainda a atualização monetária anual do piso da categoria com base no INPC

Por 7Segundos com Assessoria 14/03/2022 12h12
Marx Beltrão diz que Congresso precisa, de uma vez por todas, aprovar Piso Nacional da Enfermagem
Deputado Federal Marx Beltrão - Foto: Reprodução

O deputado federal Marx Beltrão (PSD) disse nesta segunda-feira (14) que “não vai descansar enquanto o piso salarial nacional para enfermeiros não for aprovado em Brasília”. Segundo Beltrão, a medida “já passou da hora de ser aprovada e sancionada, e esta espera está castigando milhares de mães e pais de família que tem direito a um salário digno. O novo piso é, para muitos, a esperança de um reconhecimento tardio, mas cada vez mais necessário. O Congresso precisa, de uma vez por todas, aprovar Piso Nacional da Enfermagem”.

O tema do piso voltou à tona após o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), afirmar que vai discutir com os líderes partidários a proposta que institui o piso salarial nacional para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras (PL 2564/20). Conforme a proposta, o valor mínimo inicial para os enfermeiros será de R$ 4.750, a ser pago pelos serviços de saúde públicos e privados.

A fala de Arthur Lira se deu quando de sua participação no evento promovido pelo Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (Cedes) no Espírito Santo. Antes de sua fala, houve protestos da categoria, que quer que o projeto seja votado. O presidente informou aos manifestantes que quer levar aos líderes partidários os resultados do grupo de trabalho que analisou os impactos da medida para os hospitais públicos, filantrópicos, para os estados e municípios.

“Tenho certeza de que os líderes de meu partido, o PSD, defendem o piso. Independentemente de qualquer posição, eu, Marx Beltrão, voto 101% em favor do reajuste dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras. São profissionais que atuam na linha de frente da saúde, mostram todos os dias seu empenho, na pandemia foram para a guerra contra o vírus e ganham pouco, muito pouco pelo trabalho cidadão que exercem”, reafirmou Marx.

O texto do projeto do piso nacional prevê ainda a atualização monetária anual do piso da categoria com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e assegura a manutenção de salários eventualmente superiores ao valor inicial sugerido, independentemente da jornada de trabalho para a qual o profissional tenha sido contratado.