Marx Beltrão diz que Congresso precisa, de uma vez por todas, aprovar Piso Nacional da Enfermagem
Projeto prevê ainda a atualização monetária anual do piso da categoria com base no INPC
O deputado federal Marx Beltrão (PSD) disse nesta segunda-feira (14) que “não vai descansar enquanto o piso salarial nacional para enfermeiros não for aprovado em Brasília”. Segundo Beltrão, a medida “já passou da hora de ser aprovada e sancionada, e esta espera está castigando milhares de mães e pais de família que tem direito a um salário digno. O novo piso é, para muitos, a esperança de um reconhecimento tardio, mas cada vez mais necessário. O Congresso precisa, de uma vez por todas, aprovar Piso Nacional da Enfermagem”.
O tema do piso voltou à tona após o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), afirmar que vai discutir com os líderes partidários a proposta que institui o piso salarial nacional para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras (PL 2564/20). Conforme a proposta, o valor mínimo inicial para os enfermeiros será de R$ 4.750, a ser pago pelos serviços de saúde públicos e privados.
A fala de Arthur Lira se deu quando de sua participação no evento promovido pelo Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (Cedes) no Espírito Santo. Antes de sua fala, houve protestos da categoria, que quer que o projeto seja votado. O presidente informou aos manifestantes que quer levar aos líderes partidários os resultados do grupo de trabalho que analisou os impactos da medida para os hospitais públicos, filantrópicos, para os estados e municípios.
“Tenho certeza de que os líderes de meu partido, o PSD, defendem o piso. Independentemente de qualquer posição, eu, Marx Beltrão, voto 101% em favor do reajuste dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras. São profissionais que atuam na linha de frente da saúde, mostram todos os dias seu empenho, na pandemia foram para a guerra contra o vírus e ganham pouco, muito pouco pelo trabalho cidadão que exercem”, reafirmou Marx.
O texto do projeto do piso nacional prevê ainda a atualização monetária anual do piso da categoria com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e assegura a manutenção de salários eventualmente superiores ao valor inicial sugerido, independentemente da jornada de trabalho para a qual o profissional tenha sido contratado.
Últimas notícias
Alfredo Gaspar garante R$ 816,4 mil em investimentos para a região Norte de Alagoas
Com mais de 1.400 romeiros, São Sebastião realiza grande romaria em Juazeiro do Norte
Idoso atropelado em Maragogi aguarda cirurgia após material hospitalar acabar, diz família
Mulher é presa após agredir policial e causar confusão em via pública no Benedito Bentes
Mendes manda PF apurar suposta espionagem contra secretário do Recife
Prova da CNH: baliza deixa de ser obrigatória em 10 estados brasileiros, e serão 11 em fevereiro
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
