Baliza infernal? Mulher capota carro em prova para tirar CNH em SC
A prova foi realizada na última segunda-feira (15)
Uma aluna de autoescola capotou o carro que conduzia, em Florianópolis, durante uma prova prática do Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran-SC). A autoescola em que a garota fez as aulas de direção informou ao UOL que o avaliador designado a acompanhar o exame se recusou a permanecer no veículo com a condutora quando ela se preparava para fazer a baliza, momento em que o acidente foi registrado.
A prova foi realizada na última segunda-feira (15) na rua Santiago Dantas, no bairro Estreito, área continental da capital catarinense. A jovem terá que pagar uma taxa e refazer o teste para tentar obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).A mulher está recuperada e sem ferimentos após o incidente.
Conforme Roberto Pereira, diretor do centro de preparação de condutores dono do veículo danificado, a vítima dirigia um Fiat Mobi e estava nervosa, por isso, um instrutor da empresa solicitou que o avaliador do Detran-SC ficasse com a aluna dentro do veículo para acalmá-la durante a execução do procedimento, o que teria sido negado.
"Na hora da baliza, ela estava nervosa e nosso instrutor pediu que ele (avaliador) não descesse do carro; ele bateu o pé e disse que não ficaria no carro. Nosso instrutor voltar a argumentar que ela estava nervosa, mas a prova prosseguiu. Quando ela estava fazendo a manobra da baliza, ela se desesperou e, em vez de frear, acelerou o carro. O veículo subiu na calçada, pegou numa mureta, e capotou", contou ao UOL.
A autoescola informou que já havia feito um comunicado em maio à corregedoria do Detran-SC de que os examinadores costumam ficar fora do veículo durante a prova. "Não foram tomadas providências e o que aconteceu nessa semana já era algo esperado. Graças a Deus ela não se machucou, nem machucou outros alunos que também faziam os testes".
Conforme o artigo 14, da resolução 789, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), no momento do exame de direção o candidato deverá estar acompanhado por, "no mínimo, dois membros da comissão" [avaliadora].
O centro de treinamento de condutores deve mover ação para pedir ressarcimento do prejuízo provocado no veículo da autoescola, que permanece sem estimativa de gastos para reparos.
O UOL entrou em contato com o Detran-SC para questionar se o não acompanhamento dos avaliados é um padrão do local e se algo será investigado a respeito das circunstâncias do acidente, mas, até o momento, não obteve resposta. Tão logo haja manifestação do órgão, este espaço será atualizado.
Últimas notícias
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
