Brasil

Baliza infernal? Mulher capota carro em prova para tirar CNH em SC

A prova foi realizada na última segunda-feira (15)

Por UOL 19/08/2022 11h11 - Atualizado em 19/08/2022 11h11
Baliza infernal? Mulher capota carro em prova para tirar CNH em SC
Aluna capotou carro durante prova prática para obter habilitação - Foto: Arquivo pessoal

Uma aluna de autoescola capotou o carro que conduzia, em Florianópolis, durante uma prova prática do Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran-SC). A autoescola em que a garota fez as aulas de direção informou ao UOL que o avaliador designado a acompanhar o exame se recusou a permanecer no veículo com a condutora quando ela se preparava para fazer a baliza, momento em que o acidente foi registrado. 

A prova foi realizada na última segunda-feira (15) na rua Santiago Dantas, no bairro Estreito, área continental da capital catarinense. A jovem terá que pagar uma taxa e refazer o teste para tentar obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).A mulher está recuperada e sem ferimentos após o incidente.

Conforme Roberto Pereira, diretor do centro de preparação de condutores dono do veículo danificado, a vítima dirigia um Fiat Mobi e estava nervosa, por isso, um instrutor da empresa solicitou que o avaliador do Detran-SC ficasse com a aluna dentro do veículo para acalmá-la durante a execução do procedimento, o que teria sido negado.

"Na hora da baliza, ela estava nervosa e nosso instrutor pediu que ele (avaliador) não descesse do carro; ele bateu o pé e disse que não ficaria no carro. Nosso instrutor voltar a argumentar que ela estava nervosa, mas a prova prosseguiu. Quando ela estava fazendo a manobra da baliza, ela se desesperou e, em vez de frear, acelerou o carro. O veículo subiu na calçada, pegou numa mureta, e capotou", contou ao UOL.

A autoescola informou que já havia feito um comunicado em maio à corregedoria do Detran-SC de que os examinadores costumam ficar fora do veículo durante a prova. "Não foram tomadas providências e o que aconteceu nessa semana já era algo esperado. Graças a Deus ela não se machucou, nem machucou outros alunos que também faziam os testes".

Conforme o artigo 14, da resolução 789, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), no momento do exame de direção o candidato deverá estar acompanhado por, "no mínimo, dois membros da comissão" [avaliadora]. 

O centro de treinamento de condutores deve mover ação para pedir ressarcimento do prejuízo provocado no veículo da autoescola, que permanece sem estimativa de gastos para reparos.

O UOL entrou em contato com o Detran-SC para questionar se o não acompanhamento dos avaliados é um padrão do local e se algo será investigado a respeito das circunstâncias do acidente, mas, até o momento, não obteve resposta. Tão logo haja manifestação do órgão, este espaço será atualizado.