Procon Arapiraca notifica Equatorial após denúncias de supostas irregularidades em vistorias a domicílios
Distribuidora tem até cinco dias úteis para prestar esclarecimentos ao órgão de defesa do consumidor

O Procon Arapiraca encaminhou, nesta sexta-feira (28), uma notificação à Equatorial Alagoas após tomar conhecimento de diversas denúncias de procedimentos questionáveis durante vistorias realizadas pela empresa no município. A concessionária se pronunciou sobre o caso por meio de nota, ao final da matéria.
Conforme vídeo que circula nas redes sociais e que foi denunciado ao Procon Arapiraca, funcionários da Equatorial Alagoas utilizam um “pau de selfie” para obter imagens, por meio de foto e vídeo, no interior de uma residência do município. A ação é feita sem qualquer autorização do proprietário. O método de obtenção de imagens sem consentimento prévio pode ser considerado uma invasão de domicílio.
A prática foi denunciada ao Procon de Arapiraca, que iniciou uma investigação e encaminhou uma notificação à Equatorial Alagoas, exigindo que a empresa se explique e adote medidas para evitar esse tipo de procedimento. A Distribuidora tem até cinco dias úteis para responder ao órgão municipal.
De acordo com o coordenador-executivo do Procon Arapiraca, João Pedro, a privacidade é um direito fundamental garantido pela Constituição Federal e as empresas devem respeitá-lo em suas atividades. “A utilização de meios como o ‘pau de selfie’ para obtenção de imagens sem autorização do proprietário pode configurar uma infração aos direitos do consumidor, o que pode resultar em sanções para a empresa”, destacou.
João Pedro também informou que a denúncia foi encaminhada à Defensoria Pública.
Nota de esclarecimento:
Em resposta à matéria veiculada, a Equatorial Alagoas esclarece a postura exibida nas imagens não faz parte do procedimento da empresa e que está apurando os fatos para identificação de eventuais falhas e adoção das providências cabíveis.
Assessoria de Imprensa da Equatorial Energia Alagoas
Últimas notícias

Justiça condena Nikolas por discurso transfóbico na Câmara

Dólar cai pela oitava vez seguida e fecha a R$ 5,63

Rede de proteção à criança e ao adolescente em Penedo ganha reforço com aplicativo Aprender a Proteger

Cursos gratuitos de tecnologia do Oxetech abrem inscrições para novas turmas em Penedo

Cibele Moura defende que universidades estaduais realizem vestibulares próprios

Governador assina acordo que permite emissão da Carteira de Identidade pelos cartórios
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
