Acesso restrito à Praia do Salgado é discutido em reunião no MPF
Empreendimento hoteleiro justifica instalação de gradil para impedir danos à vegetação de restinga
A notícia de que apenas os hóspedes de um empreendimento em Japaratinga, estariam tendo acesso à Praia do Salgado levou o Ministério Público Federal (MPF) a convocar uma reunião extrajudicial, com a participação de representantes do empreendimento e do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL), na tarde desta quarta-feira (25).
A reunião, coordenada pelo procurador da República, Lucas Horta, membro do Núcleo de Meio Ambiente do MPF em Alagoas, teve o objetivo de investigar possíveis danos à vegetação de restinga. Esses danos estariam relacionados à instalação de uma grade metálica ao longo da rodovia estadual AL-101 Norte, entre a rodovia e o mar, na área conhecida como Praia do Salgado, em Japaratinga. Além disso, foi discutida a possibilidade de construção de um acesso público sustentável às custas do resort.
Os representantes do empreendimento explicaram que a instalação da grade teve como objetivo proteger a vegetação, uma vez que a área é de responsabilidade do empreendimento. Eles também destacaram que veículos estavam causando danos à vegetação ao serem estacionados sobre ela, e a grade foi instalada para evitar esses danos. Eles mencionaram que, a pedido da Prefeitura de Japaratinga, já abriram acesso para pedestres.
Foi explicado que já havia uma grade anterior, devidamente licenciada, protegendo parte da vegetação. Por outro lado, o IMA informou que solicitou à Prefeitura de Japaratinga relatório sobre todos os pontos de acesso público à Praia do Salgado, esclarecendo se estão ou não homologados junto à Secretaria do Patrimônio da União (SPU). O IMA explicou que a resposta do município não foi apresentada, mas que o prazo concedido (30 dias) para apresentação dos esclarecimentos ainda não venceu. O IMA informou que nenhuma autuação foi aplicada devido à necessidade das informações da prefeitura.
O procurador da República Lucas Horta considerou importante, como elemento de prova, verificar se a instalação da grade metálica pelo empreendimento ocorreu mediante prévia autorização da Prefeitura de Japaratinga. Portanto, solicitou que a empresa apresente, no prazo de cinco dias, a nota fiscal da prestação do serviço e a eventual autorização do município a fim de verificar a boa-fé do empreendimento.
Para o MPF, tudo estando em conformidade, o resort e o IMA passarão a focar na construção de uma passarela pública ambientalmente adequada e sustentável para acesso à praia do Salgado, o que se dará por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que inclua o compromisso de construção condicionada à obtenção das autorizações necessárias.
Veja também
Últimas notícias
Polícia aguarda laudo do IML e audiência para ouvir menina autista sobre suspeita de abuso
Polícia Civil prende mulher investigada por estelionato em São Miguel dos Campos
Programa Peixe do Povo garante distribuição de mais de 100 toneladas de peixe em Rio Largo
DMTT regulamenta compartilhamento de bicicletas e patinetes elétricos em Maceió
Prefeitura de Palmeira dos Índios organiza grande ação para distribuição de peixes
Ministério Público promove Luciano Romero a procurador de Justiça em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
