Polícia

16 suspeitos de exercício ilegal da advocacia são detidos em Arapiraca

Acusados foram liberados após assinatura de TCO

Por 7Segundos 10/11/2023 18h06
16 suspeitos de exercício ilegal da advocacia são detidos em Arapiraca
Central de Policia de Arapiraca - Foto: 7Segundos/ Arquivo

Dezesseis suspeitos de se passarem por advogados foram detidos, nesta sexta-feira (10) em Arapiraca e irão responder a inquérito policial por exercício ilegal da advocacia. Eles trabalhavam em seis escritórios que atuam na cidade e foram liberados após assinarem termos circunstanciais de ocorrência (TCO) e prestarem esclarecimentos na Central de Polícia.

A ação policial, executada por policiais civis e militares, foi articulada a partir de denúncia feita pela Comissão de Fiscalização e Combate à Prática Irregular da Advocacia da OAB Arapiraca.

Entre os detidos, está o estudante do 4º período de Direito que confessou atuar na assessoria jurídica de processos extrajudiciais.


Desde o início do ano, a OAB Arapiraca identificou 22 pessoas praticando ilegalmente a profissão na cidade. "O propósito desta ação é demonstrar que pessoas inabilitadas, inidôneas e praticantes de ilícitos, que se passam por advogados e advogadas, devem sofrer as sanções legais", declarou o presidente da Subseção Arapiraca, Daniel Fernandes.

Para evitar ser vítima de um falso advogado, a OAB orienta a população a pedir a carteira da Ordem no momento de contratar o profissional ou mesmo entrar em contato com a instituição para saber se o advogado ou advogada está habilitado para atuar.