Geral

Sesau leva ações educativas de combate à dengue para os municípios de Maceió e Delmiro Gouveia

Iniciativa visa conscientizar e orientar a população sobre os sintomas da doença e métodos eficazes de prevenção

Por 7segundos/Assessoria 10/04/2024 15h03
Sesau leva ações educativas de combate à dengue para os municípios de Maceió e Delmiro Gouveia
Já Emanuel Gonçalves, morador de Delmiro Gouveia, no Sertão alagoano, frisou que as autoridades de saúde públicas devem atuar para conscientizar a população para combater a dengue - Foto: Ascom

Com o objetivo de combater o aumento no número de casos de dengue em Alagoas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou ações educativas em Maceió e em Delmiro Gouveia nesta quarta-feira (10). A iniciativa buscou informar a população sobre os sintomas da doença e conscientizar sobre os métodos eficazes de prevenção à reprodução do Aedes aegypti, o mosquito transmissor.

A iniciativa da Sesau, além de conscientizar a população, conta com a distribuição de panfletos e a fixação de cartazes em pontos estratégicos nas regiões centrais das cidades alagoanas. A dengue é uma doença febril aguda, sistêmica, debilitante e autolimitada. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença, porém as pessoas mais velhas têm maior risco de evoluir para casos graves e outras complicações que podem levar à morte.

Para prevenir a disseminação da dengue, foram dadas à população as seguintes orientações específicas: durante a ação, a população foi orientada a acabar com os focos do Aedes aegypti, eliminando locais que estão expostos ao sol e armazenam água limpa. Foram também aconselhados a não manter nas residências vasos de plantas aquáticas, fechar as caixas d’água, limpar as calhas, guardar pneus e garrafas em locais cobertos, não acumular entulhos e sucatas e eliminar a água de garrafas, potes e vasos.

Maceió

O aposentado de Maceió, José Ferreira de Souza, ressaltou o compromisso que os poderes públicos devem ter com a população, atuando em parceria no combate do mosquito Aedes aegypti. “Os poderes do Estado, município e federal devem cuidar da saúde do povo e ações como essa merecem o parabéns, pois conscientizam e incentivam a população a seguir as medidas corretas para combater a dengue”, destacou.

Natural da cidade de Fortaleza, no Estado do Ceará, o turista Márcio Marques, destacou a importância de abordar a prevenção da dengue antes que ocorra surto da doença. “A ação de conscientização é excelente, pois nos orientam sobre nossas ações no cotidiano, evitando que aconteça um número grande casos de dengue. O Estado está de parabéns!”, elogiou.

Delmiro Gouveia

A agente de combate à dengue, Maryana França, salientou a importância da ação educativa para alertar a população alagoana de que cada cidadão deve fazer a sua parte nas ações de prevenção ao Aedes aegypti. "Estivemos em Delmiro Gouveia trazendo informações sobre o combate à dengue para que essa doença não traga transtornos para a população. É importante que todos cuidem de suas casas, evitando o acúmulo de água parada e colocando o lixo em local adequado, além de conversar com vizinhos e amigos sobre a importância da prevenção" reforçou a agente.

Já Emanuel Gonçalves, morador de Delmiro Gouveia, no Sertão alagoano, frisou que as autoridades de saúde públicas devem atuar para conscientizar a população para combater a dengue, uma vez que, segundo ele, as ações efetivas de prevenção cabem aos cidadãos, dentro de suas residências. "A luta contra a dengue depende da gente enquanto cidadão, em nossas casas. Os Governos federal e estadual estão fazendo a sua parte, mas, nós precisamos agir para a segurança de todos" declarou.

Gustavo Pontes, Secretário de Saúde, destacou a importância do combate à dengue como uma questão crucial de saúde pública, sublinhando o compromisso do Estado em fornecer orientações necessárias à população. Ele salientou a importância da colaboração de todos na prevenção da doença. “'É essencial que cada um saiba como contribuir, dentro de suas próprias casas, para deter o avanço da dengue em Alagoas. Com a responsabilidade compartilhada, devemos estar constantemente vigilantes, eliminando quaisquer potenciais criadouros do Aedes aegypti. A prevenção deve ser uma prática diária”, afirmou Pontes, reforçando a necessidade de ação coletiva e constante vigilância.