PL propõe inclusão de festa tradicional de Arapiraca no Calendário Turístico do Brasil
Autor do projeto, Daniel Barbosa disse que a Festa de Nossa Senhora do Bom Conselho impulsiona o turismo e a economia da região
O deputado federal Daniel Barbosa (PP/AL) protocolou na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei nº 4967/2024, que propõe incluir a tradicional Festa de Nossa Senhora do Bom Conselho, realizada em Arapiraca, Capital do Agreste alagoano, no Calendário Turístico Oficial do Brasil.
A celebração, reconhecida como patrimônio cultural imaterial do estado desde 2023, ocorre anualmente entre 23 de janeiro e 2 de fevereiro e reúne uma série de eventos religiosos e culturais que exaltam a fé e a história local.
Se aprovada, a lei permitirá maior visibilidade para a festividade, aumentando o fluxo de turistas e contribuindo para a valorização do patrimônio histórico e religioso da cidade.
Segundo o deputado Daniel Barbosa, a proposta tem o objetivo de ampliar o alcance do evento e promover o turismo religioso, gerando impacto positivo na economia local.
“A Festa de Nossa Senhora do Bom Conselho vai além de uma celebração da fé, também é um motor de desenvolvimento para Arapiraca e toda a região do Agreste. Colocar esse evento no Calendário Turístico Oficial do Brasil é reconhecer sua importância cultural e atrair visitantes de todo o país, fortalecendo nossa economia e o turismo regional”, destacou o parlamentar.
Com mais de duas décadas de tradição, a festividade inclui atrações como a Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho, que recria o percurso feito pelo fundador da cidade, Manoel André, ao trazer a imagem da padroeira em 1864.
Outros destaques são novenas, celebrações eucarísticas, leilões, ações sociais, passeios ciclísticos e apresentações culturais. O trajeto da cavalgada, que percorre cerca de 80 km, é marcado por grande participação popular e passa por cidades do interior de Alagoas e Pernambuco.
Veja também
Últimas notícias
Imagens de câmeras de segurança mostram acidente que matou adolescente no Trapiche
Renato Filho leva combate às bets para o Congresso Nacional
Galba Novaes visita Campestre e Colônia Leopoldina e relembra ações nos municípios
Flávio pede prisão de servidor do Planalto por caso Nossa Senhora Aparecida
'Se quiser ganhar dinheiro, ache um jeito honesto' diz Lula após proibir bet
Alagoas proíbe venda de bebidas alcoólicas no dia das eleições
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
