Justiça

Influenciador Babal Guimarães é preso por descumprir medidas judiciais

Ele se apresentou à delegacia acompanhado do advogado após a decisão judicial que determinou a regressão de seu regime

Por Mackson Douglas* 22/01/2025 11h11 - Atualizado em 22/01/2025 12h12
Influenciador Babal Guimarães é preso por descumprir medidas judiciais
Babal Guimarães é irmão do também influencer Lucas Guimarães - Foto: Arquivo pessoal

O influenciador Emanuel Francisco dos Santos Júnior, conhecido como Babal Guimarães, cunhado do também influenciador Carlinhos Maia, foi preso na manhã desta quarta-feira (22) no município de Penedo, interior de Alagoas.

A prisão foi confirmada pelo delegado Rômulo Andrade, da Polícia Civil, e decretada pela juíza Luana Cavalcante de Freitas, do Juizado Especial Cível e Criminal e de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Comarca de Penedo, à pedido do promotor de Justiça Wesley Fernandes, que alegou que o influenciador - que tem condenação de um ano, quatro meses e nove dias pelo crime de violência doméstica - não cumpriu as medidas impostas para cumprimento da pena em regime semiaberto, e, por isso deve voltar a cumprir a pena em regime fechado.

Babal apresentou-se à delegacia acompanhado de seu advogado após a decisão judicial. 

Caso de violência doméstica


Babal Guimarães foi denunciado em 2019 após invadir a residência de sua ex-esposa, Teresa Santos Costa, e agredi-la fisicamente. Segundo a sentença, ele desferiu golpes no rosto e na cabeça da vítima e a jogou contra a parede e uma grade, agindo de forma premeditada e violenta.

Regressão de Regime

O promotor Wesley Fernandes foi o autor do embargo de declaração ajuizado pela 2ª Promotoria de Penedo que informou que o influenciador não vinha cumprindo as medidas restritivas do regime semiaberto.

No documento, está explicado que a sentença determinava a Emanuel Francisco dos Santos Júnior, dentre outras coisas, “recolhimento domiciliar no período noturno durante os dias úteis das 22h às 5h, e integralmente nos sábados, domingos e feriados, além de comparecimento pessoal e obrigatório a juízo, mensalmente, para informar e justificar suas atividades”. No entanto, apesar de tais obrigações que lhe cabem no cumprimento da pena, ele as afrontou diretamente, não cumprindo nenhuma das duas. 

“Com efeito, apesar de ter vindo aos autos pela primeira vez em 04/11/2024, devidamente representado por sua advogada, e uma segunda vez em 17/11/2024, o apenado não se apresentou em juízo nenhuma vez para informar e justificar suas atividades, descumprindo assim o disposto na alínea ‘D’. Outrossim, e ainda mais grave, é o fato de que não vem se recolhendo em seu domicílio no período noturno durante os dias úteis das 22:00 às 05:00 horas, e integralmente nos sábados, domingos e feriados, em afronta ao disposto na alínea ‘C’. Nas redes sociais não é raro constatar a presença do apenado em via pública nesta cidade, em horário noturno, e finais de semana, em festas e confraternizações”, detalhou o promotor Wesley Fernandes, citando vídeos publicados em diferentes perfis de uma rede social, inclusive, em sua própria conta pessoal.

Envolvimento na Operação Game Over 2

Além da condenação por violência doméstica, Babal também foi alvo da Operação Game Over 2, deflagrada na semana passada pela Polícia Civil. A operação investiga a promoção de jogos de azar clandestinos. Segundo as autoridades, Babal teria atuado como intermediário entre influenciadores e empresas de apostas ilegais.

Como resultado, a Justiça determinou o bloqueio de valores e bens de 15 envolvidos, incluindo Babal. Ele afirmou que teve cerca de R$ 5 milhões apreendidos, entre carros de luxo, joias, eletrônicos, cartões e contas bancárias bloqueadas.

*Estagiário sob supervisão da redação