Infância e juventude: MPAL participa de audiências concentradas em Santana do Ipanema
Audiências ocorreram nesta nesta terça (1º) e quarta-feira (2)

A 3ª Promotoria de Justiça de Santana do Ipanema particiou, nesta nesta terça (1º) e quarta-feira (2), de audiências concentradas de sete processos de crianças e adolescentes abrigados na Casa do Menor São Miguel Arcanjo e na Casa de Acolhimento Regional Maria Nanete Oliveira Silva. Os trabalhos contaram com a atuação da promotora de Justiça Shanya Maria de Espíndola Dantas.
Previstas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), as audiências aconteceram dentro das instituições de acolhimento. Elas são realizadas, preferencialmente, nos meses de abril e maio, e visam acelerar a integração institucional e análise humanizada, contribuindo para redução do tempo de permanência de crianças e adolescentes em situação de acolhimento.
“Essas audiências concentradas são uma oportunidade de estarmos mais próximos das crianças e adolescentes acolhidos, juntamente com a rede de apoio e as demais instituições para buscarmos, de forma conjunta, o melhor encaminhamento para esses meninos e meninas, oferecendo-lhes uma possibilidade de reinserção no seio familiar de forma mais eficiente e ágil”, explicou a promotora de Justiça Shanya Dantas.
Segundo o juiz Marcelo Pimenta, a iniciativa é importante porque, além de reavaliar a situação de vida da criança ou adolescente acolhido, são apresentadas também alternativas seguras para sua reintegração a um ambiente familiar saudável, seja junto à família biológica ou pela adoção. “Destaco a importância das instituições dialogarem, tanto o Poder Judiciário, Defensoria Pública, Ministério Público, CREAS, Assistência Social, a Casa de Acolhimento, as secretarias, os municípios, para que a gente possa conseguir um resultado mais rápido, humano”, disse ele.
Durante as audiências, são ouvidos os pais, os responsáveis, a própria criança ou adolescente, além de profissionais das áreas de psicologia, serviço social, educação, saúde, assistência social, conselheiros tutelares e representantes do Ministério Público e da Defensoria Pública.
Além de Santana do Ipanema, a Comarca também abarca os municípios de Poço das Trincheiras e Olivença.
Veja também
Últimas notícias

Bombeiros resgatam mãe e filho de afogamento em praia de Maceió
MP/AL oferta denúncia por crime doloso contra policiais no caso Gabriel Lincoln

Polícia Civil prende em Maravilha, Sertão de AL, foragido de Pernambuco suspeito de homicídio

Em Girau, prefeito Bebeto Barros recebe nova ambulância do Samu ao lado de Paulo Dantas

JHC encontra Davi Filho e Antônio Albuquerque para discutir 2026

Rainha das lives: Rica de Marré anuncia live exclusiva de lançamento nesta quinta (28)
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
