Unidade Móvel do Hemoal coleta sangue em Arapiraca neste sábado (10)
Ação ocorre das 8h às 16h, na sede do órgão, situada na Rua Sargento Benevides, no bairro Primavera
A Unidade Móvel do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) vai coletar sangue no Tiro de Guerra de Arapiraca, na Rua Sargento Benevides Montes, no bairro Primavera, neste sábado (10). O objetivo da ação, que ocorre das 8h às 16h, é manter estabilizado o estoque sanguíneo para atender a demanda de transfusões das maternidades e hospitais do estado.
Os arapiraquenses que desejarem doar sangue durante a ação externa devem seguir os pré-requisitos exigidos pelo Ministério da Saúde. Além de boa saúde, os voluntários devem ter idade entre 16 a 69 anos e peso igual ou superior a 50 quilos.
Com relação aos menores de 18 anos, é obrigatório estar acompanhado dos pais ou de um responsável legal. É importante ressaltar que todos devem estar portando os respectivos documentos oficiais e originais para comprovação.
"Ficam proibidas de doar sangue as pessoas que tenham ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem a doação. É obrigatório que os voluntários tenham dormido, na noite anterior, pelo menos 6 horas", orienta o assistente social do Hemoal Arapiraca, Danilo Lima.
Ainda de acordo com o assistente social do Hemoal Arapiraca, aos voluntários que colocaram piercing ou fizeram tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, o impedimento é de 12 meses. Já os doadores habituais que desejem repetir a doação de sangue, é necessário aguardar um intervalo mínimo de três meses, no caso das mulheres, e de dois meses, se forem homens.
Vetos
Já os candidatos à doação de sangue que tenham contraído hepatite após os 11 anos, doença de Chagas, Aids ou sífilis, ficam vetados de doar sangue. "A proibição ocorre para estes casos específicos, porque se tratam de doenças infectocontagiosas", esclarece Danilo Lima.
Últimas notícias
Governo sanciona lei que permite reduzir tributos sobre combustíveis
Polícia Civil mobiliza servidores para eleições e amplia treinamento com drones
Luciano exalta Paulo por duplicações e diz que obras fortalecem Arapiraca
CEPRAM julgará auto contra Braskem por deslocamento do solo e risco de sumidouros
Renato Filho promete combater bets no Congresso e alerta para impacto nas famílias
MPAL visita o Rei Pelé para averiguar obras e condições de funcionamento
Vídeos e noticias mais lidas
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
