Unidade Móvel do Hemoal coleta sangue em Arapiraca neste sábado (10)
Ação ocorre das 8h às 16h, na sede do órgão, situada na Rua Sargento Benevides, no bairro Primavera
A Unidade Móvel do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) vai coletar sangue no Tiro de Guerra de Arapiraca, na Rua Sargento Benevides Montes, no bairro Primavera, neste sábado (10). O objetivo da ação, que ocorre das 8h às 16h, é manter estabilizado o estoque sanguíneo para atender a demanda de transfusões das maternidades e hospitais do estado.
Os arapiraquenses que desejarem doar sangue durante a ação externa devem seguir os pré-requisitos exigidos pelo Ministério da Saúde. Além de boa saúde, os voluntários devem ter idade entre 16 a 69 anos e peso igual ou superior a 50 quilos.
Com relação aos menores de 18 anos, é obrigatório estar acompanhado dos pais ou de um responsável legal. É importante ressaltar que todos devem estar portando os respectivos documentos oficiais e originais para comprovação.
"Ficam proibidas de doar sangue as pessoas que tenham ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem a doação. É obrigatório que os voluntários tenham dormido, na noite anterior, pelo menos 6 horas", orienta o assistente social do Hemoal Arapiraca, Danilo Lima.
Ainda de acordo com o assistente social do Hemoal Arapiraca, aos voluntários que colocaram piercing ou fizeram tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, o impedimento é de 12 meses. Já os doadores habituais que desejem repetir a doação de sangue, é necessário aguardar um intervalo mínimo de três meses, no caso das mulheres, e de dois meses, se forem homens.
Vetos
Já os candidatos à doação de sangue que tenham contraído hepatite após os 11 anos, doença de Chagas, Aids ou sífilis, ficam vetados de doar sangue. "A proibição ocorre para estes casos específicos, porque se tratam de doenças infectocontagiosas", esclarece Danilo Lima.
Últimas notícias
Zé do Rojão: 12 anos sem o ícone que marcou a cultura popular e o rádio do Agreste
Em audiência, Bolsonaro relatou surto e negou que tinha intenção de fuga
Motociclista morre após colisão com carro na AL-101 Norte, em Cruz das Almas
Concluintes de cursos de tecnologia fazem Enade 2025 neste domingo (23)
Polícia Militar apreende menor com drogas e quantia em dinheiro em Piranhas
PM e Corpo de Bombeiros fiscalizam casas de evento em Marechal Deodoro
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
