Olimpíada de matemática das escolas públicas aplica prova nesta terça
Edição deste ano tem cobertura nacional recorde de 99,93%
Mais de 18,6 milhões de estudantes de todas as regiões do Brasil participam, nesta terça-feira (3), da primeira fase da 20ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a competição celebra mais de duas décadas de história batendo recorde: 57.222 escolas de 5.566 municípios vão participar, o que representa 99,93% de cobertura nacional – o maior número já registrado desde sua criação, em 2005.
“A OBMEP alcança os 20 anos de existência plenamente consolidada como um dos principais eventos do nosso calendário escolar, presente na quase totalidade dos municípios brasileiros,” disse o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana.
Nesta primeira fase, as provas serão aplicadas e corrigidas pelas próprias escolas, conforme regulamento. O estudante terá 2h30 minutos para resolver 20 questões objetivas do exame, preparado em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade do aluno: Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (Ensino Médio). O regulamento da olimpíada está disponível no site.
A relação dos candidatos aprovados para a segunda fase será divulgada em 1º de agosto no site da Olimpíada. A etapa final da competição será realizada em 25 de outubro nos locais previamente informados pela OBMEP.
Premiação e bolsa
A OBMEP distribuirá 8.450 medalhas nacionais — 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze — além de 51 mil certificados de menção honrosa. Para incentivar ainda mais a participação dos estudantes, a competição premiará também os melhores desempenhos estaduais, com a entrega de pelo menos 20,5 mil medalhas.
Estudantes de escolas públicas que conquistarem medalhas nacionais ainda ganham o direito de participar do PIC (Programa de Iniciação Científica Júnior), que oferece aulas de aprofundamento em matemática e uma bolsa de R$ 300 paga pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
Neste ano, os 969 professores premiados vão ganhar, além do diploma e do livro de apoio, uma medalha de ouro especial. Os docentes que se destacarem na competição científica vão concorrer ainda a oito viagens: seis para a Cerimônia Nacional de Premiação da OBMEP 2026 e duas para o Encontro do Hotel de Hilbert, quando alunos que se destacaram no PIC recebem aulas avançadas de matemática.
Últimas notícias
Alemanha vai investir 1 bilhão de euros em fundo de florestas
Lula pode oficializar indicação de Messias ao STF nesta quinta
Estados e municípios têm R$ 1,9 bilhão de previdência no Banco Master
Após furacão Melissa, São Petersburgo anuncia envio de ajuda a Cuba
Luziápolis caminha para ser 100% pavimentada com apoio de Arthur Lira
Alunos de Maceió vivem experiência esportiva no Bear Games Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
