TAC fortalece proteção às mulheres vítima de violência em Penedo
Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) é direcionado às mulheres que são vítima de violência física
A Prefeitura de Penedo, a Polícia Civil, a Polícia Militar e o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) formalizaram nesta quinta-feira, 21, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) direcionado às mulheres que são vítima de violência física.
O documento regulamenta “iniciativas e providências para materializar os crimes de lesões corporais e de dano, notadamente no âmbito da violência doméstica e familiar, quanto aos prontuários ou relatório médicos de vítimas de lesões corporais, bem como quanto a fotos e vídeos dos danos praticados pelos agressores ao patrimônio das vítimas”.
Além da orientação para a produção de imagens, por parte dos policiais, que serão anexadas ao devido processo legal, o TAC também prevê que, em caso de flagrante delito, e observação da ocorrência de lesões corporais, que a vítima e o agressor deverão ser encaminhadas à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Penedo, “para que seja feita a devida avaliação do prontuário ou relatório médico descrevendo, ainda que de forma sucinta, as lesões sofridas pelas vítimas”.

O documento diz ainda que caberá à Polícia Civil do 82º Distrito Policial, no âmbito de suas atribuições, incluir os registros de foto ou vídeo ao procedimento investigatório instaurado, e que a Prefeitura de Penedo. por meio das Secretarias da Saúde e da Mulher, se compromete a viabilizar o treinamento da equipe da UPA para a realização das avaliações das mulheres vítimas de violência física.
Na prática, o trabalho coletivo das instituições que integram a rede de proteção à mulher em Penedo agiliza a realização do chamado ‘exame de corpo de delito’, sem que a vítima precise se deslocar até o IML de Arapiraca ou de Maceió.
Vale salientar que a ausência de prova da materialidade dos crimes de lesões corporais e de dano implica na absolvição de quem praticou a violência, o que termina por favorecer a continuidade de atos criminosos.
O TAC foi assinado por Ronaldo Lopes, prefeito de Penedo; Marlisson Andrade, promotor de justiça; Ricardo Méro, procurador-geral do município; Waninna Mendonça, secretária municipal de saúde; Mariana Barbosa, secretária municipal da mulher; delegado Rômulo Andrade e o major Jércio Teixeira, comandante do 11º BPM.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
