Celebridades

Sergio Mamberti, do 'Castelo Rá Tim Bum', teve companheiro por 37 anos: "Não adianta esconder"

Após ficar viúvo de Vivian Mehr, ator viveu relação com Ednaldo Torquato

Por Revista Quem 12/07/2021 09h09
Sergio Mamberti, do 'Castelo Rá Tim Bum', teve companheiro por 37 anos: 'Não adianta esconder'
Sérgio Mamberti - Foto: Samuel Chaves/Brazil News

Sérgio Mamberti falou sobre os antigos relacionamentos ao site Notícias da TV. O assunto ganhou destaque quando o ator lançou a biogradia Sérgio Mamberti: Senhor do Meu Tempo, pela Edições Sesc, em abril deste ano. Na obra, entre narrações da carreira, ele registrou uma declaração de amor à mulher Vivian Mehr, de quem ficou viúvo em 1980, e Ednaldo Torquato, seu parceiro. "Não adianta esconder", resume ele sobre a bissexualidade.

"A Vivian e eu ficamos 18 anos juntos, até a morte dela. Ela me deu três filhos. Eu tinha uma parceria extraordinária com ela. Eu via que a vida dela seria curta por causa desse processo da asma dela. Acredito até hoje que o que ela tinha, talvez, fosse fibrose cística. Para mim, sempre foi misterioso esse diagnóstico da asma. Nós tínhamos uma sincronia de pensamentos e de criatividade, embora fossemos bem diferentes. Acompanhei a Vivian té os últimos momentos dela, foi um dos momentos mais difíceis que passei na minha vida. Fiquei quase dois anos me recuperando", conta.

Viúvo e pai de três filhos -- Fabrício, Carlos e Eduardo --, o artista conta que a dedicação à política e aos palcos o tiraram da sensação de vazio. Ele, que conversava sobre bissexualidade com a mulher, então, encontrou um novo parceiro, Ednaldo Torquato. Foram 37 anos juntos em uma relação de cumplicidade, respeito e carinho. A família sempre soube da relação. "Como é que eu ia esconder dos meus filhos que eu estava com um companheiro, sendo que ele morava comigo?", explica ele. Com o parceiro, o ator adotou Daniele, sua única filha mulher.

Ed morreu em 2019, aos 62 anos, outra grande tristeza para Mamberti. "O Ed era bem mais jovem que eu, mas o final da vida dele também foi complicado. Ele entrou num processo depressivo e não conseguia, profissionalmente, se estabelecer. Então, ele teve uma síndrome que se chama Wernicke-Korsakoff", diz. ""Sei que nunca vou me recuperar dessas duas perdas, mas a vida exige coragem e esperança para seguir em frente", escreve ele em seu livro a respeito do luto por Vivian e Ed.