Celebridades

Especialista explica a técnica de Reprodução Assistida usada por Nanda Costa e Lan Lahn

Atriz, de 34 anos, e percussionista, de 53, estão à espera de duas meninas, que estão previstas para nascer em outubro

Por Revista Quem 15/07/2021 10h10
Especialista explica a técnica de Reprodução Assistida usada por Nanda Costa e Lan Lahn
Nanda Costa e Lan Lahn - Foto: Reprodução/Instagram

A recente notícia da gestação gemelar da atriz Nanda Costa, de 34 anos de idade, com sua companheira, a percussionista Lan Lahn, de 53 anos, trouxe à tona o tema da reprodução assistida. Isso porque cada vez mais, casais homoafetivos e mães ou pais solteiros buscam auxílio de clínicas de reprodução assistida para viabilizar seu planejamento familiar. No caso de Nanda, o procedimento aconteceu via fertilização in vitro, porém, dependendo da situação, existem outras formas de realizar esse sonho.

Novas mudanças nas regras de reprodução assistida foram divulgadas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) recentemente – entre elas, o número máximo de embriões a serem transferidos e a permissão do uso da técnica de reprodução assistida para heterosexuais, homoafetivos e transgêneros, além da gestação compartilhada em união homoafetiva feminina.

A pedido de Quem, a médica Maria Cecília Erthal, diretora do Vida Centro de Fertilidade e especialista em Reprodução Humana, listou as possibilidades para diferentes situações. Confira, abaixo:

Para os casais femininos e mulheres solteiras:
- Inseminação artificial: utilizando-se o sêmen de um doador;
- Fertilização in Vitro: nesta situação uma das parceiras pode ter seu óvulo fecundado pelo gameta masculino doado e ela mesma seguir com a gravidez ou, o óvulo fecundado de uma pode ser transferido para útero da parceira que vai seguir com a gravidez, assim ambas participam do processo. No caso da produção independente, os óvulos da paciente são fertilizados com os gametas de um doador e o embrião gerado é transferido para o útero dela própria.

Para os casais masculinos e homens solteiros a opção é a fertilização in vitro com a colaboração de duas mulheres:
- Uma doadora anônima de óvulos, selecionada pela clínica, cujos óvulos serão inseminados pelos espermatozóides de um ou de ambos;
- Uma parente de um dos dois disposta a praticar a “barriga solidária”, para gestar o filho do casal.
- "Quanto à transferência de óvulos, dependerá da idade de cada paciente – mulheres de até 37 anos podem ter até dois óvulos implantados, já com idade entre 37 e 50 anos, até 3 óvulos. O limite visa prevenir casos de gravidez múltipla", explica a especialista.

Outra nova regra importante diz respeito à barriga de aluguel: somente será possível caso seja parente consanguíneo de até 4° grau, ou seja, até o elo familiar de primos, além disso, a pessoa que cederá o útero temporariamente precisa já ter um filho.