Membros do Comitê Estadual discutem dados nacionais de conflitos agrários
Debate acontecerá nesta quarta-feira (26), às 14h, no auditório do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas

O Comitê Integrado de Mediação de Interesses e Questões Agrárias, coordenado pelo Gabinete Civil do Governo de Alagoas, realizará reunião ordinária nesta quarta-feira (26), às 14h, no auditório do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), localizado na Av da Paz, 1.200, no Jaraguá.
Reunião conatrá com a presença de gestores públicos; representantes do Poder Judiciário; membros do Centro deGerenciamento de Crises, Direitos Humanos e Polícia Comunitária da Polícia Militar de Alagoas; coordenadores de movimentos sociais do campo e convidados.
Na ocasião, a Comissão Pastoral da Terra (CPT-AL) fará o lançamento do relatório ‘Conflitos no Campo Brasil 2016’, uma publicação anual que encontra-se na 32ª edição e reúne dados sobre os conflitos e violências sofridas pelos trabalhadores e trabalhadoras do campo brasileiro, incluindo indígenas, quilombolas e demais povos tradicionais.
A programação será iniciada com a exibição de um vídeo sobre o sepultamento das vítimas do massacre de Mato Grosso e a reflexão do Padre Manoel Henrique. Em seguida, Claudemir Martins, geógrafo e professor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal/Piranhas) fará a apresentação dos dados nacionais que apontam o crescimento em 26% nas ocorrências. Já o historiador e coordenador regional da CPT, Carlos Lima, discutirá os casos de violência no campo registrados em Alagoas.
Após os debates, os membros titulares e suplentes analisarão as pautas da reunião ordinária: determinação de reintegração de posse; apresentação da formação do grupo de trabalho para elaboração de um projeto executivo referente à construção da Política Pública de Desenvolvimento da Agricultura Familiar e que atenda a reforma agrária; e discussão de propostas dos movimentos integrantes oficiais para o plano de ação.
O comitê é uma instância permanente para o diálogo, monitoramento, coordenação e prevenção de conflitos agrários no âmbito do Estado de Alagoas. Atualmente possui 18 membros, com seus respectivos suplentes, promovendo a interlocução entre representantes de instâncias governamentais, Poder Público e seis movimentos sociais agrários.
Veja também
Últimas notícias

Sequestrador leva homem e cachorra, mas liberta apenas a vítima humana

Com mercado em choque, dólar desaba a R$ 5,62 no pós-tarifaço de Trump

Leonardo Dias aprova moção de apoio aos prisioneiros de 8 de janeiro

Cibele Moura pede inclusão de dados sobre crimes contra pessoas com deficiência em AL

Saúde amplia acesso a medicamento para pacientes com doença falciforme

'Vovozona' é preso em Penedo durante Operação Epílogo, da SSP/AL
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
