Membros do Comitê Estadual discutem dados nacionais de conflitos agrários
Debate acontecerá nesta quarta-feira (26), às 14h, no auditório do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas
O Comitê Integrado de Mediação de Interesses e Questões Agrárias, coordenado pelo Gabinete Civil do Governo de Alagoas, realizará reunião ordinária nesta quarta-feira (26), às 14h, no auditório do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), localizado na Av da Paz, 1.200, no Jaraguá.
Reunião conatrá com a presença de gestores públicos; representantes do Poder Judiciário; membros do Centro deGerenciamento de Crises, Direitos Humanos e Polícia Comunitária da Polícia Militar de Alagoas; coordenadores de movimentos sociais do campo e convidados.
Na ocasião, a Comissão Pastoral da Terra (CPT-AL) fará o lançamento do relatório ‘Conflitos no Campo Brasil 2016’, uma publicação anual que encontra-se na 32ª edição e reúne dados sobre os conflitos e violências sofridas pelos trabalhadores e trabalhadoras do campo brasileiro, incluindo indígenas, quilombolas e demais povos tradicionais.
A programação será iniciada com a exibição de um vídeo sobre o sepultamento das vítimas do massacre de Mato Grosso e a reflexão do Padre Manoel Henrique. Em seguida, Claudemir Martins, geógrafo e professor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal/Piranhas) fará a apresentação dos dados nacionais que apontam o crescimento em 26% nas ocorrências. Já o historiador e coordenador regional da CPT, Carlos Lima, discutirá os casos de violência no campo registrados em Alagoas.
Após os debates, os membros titulares e suplentes analisarão as pautas da reunião ordinária: determinação de reintegração de posse; apresentação da formação do grupo de trabalho para elaboração de um projeto executivo referente à construção da Política Pública de Desenvolvimento da Agricultura Familiar e que atenda a reforma agrária; e discussão de propostas dos movimentos integrantes oficiais para o plano de ação.
O comitê é uma instância permanente para o diálogo, monitoramento, coordenação e prevenção de conflitos agrários no âmbito do Estado de Alagoas. Atualmente possui 18 membros, com seus respectivos suplentes, promovendo a interlocução entre representantes de instâncias governamentais, Poder Público e seis movimentos sociais agrários.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
