Membros do Comitê Estadual discutem dados nacionais de conflitos agrários
Debate acontecerá nesta quarta-feira (26), às 14h, no auditório do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas

O Comitê Integrado de Mediação de Interesses e Questões Agrárias, coordenado pelo Gabinete Civil do Governo de Alagoas, realizará reunião ordinária nesta quarta-feira (26), às 14h, no auditório do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), localizado na Av da Paz, 1.200, no Jaraguá.
Reunião conatrá com a presença de gestores públicos; representantes do Poder Judiciário; membros do Centro deGerenciamento de Crises, Direitos Humanos e Polícia Comunitária da Polícia Militar de Alagoas; coordenadores de movimentos sociais do campo e convidados.
Na ocasião, a Comissão Pastoral da Terra (CPT-AL) fará o lançamento do relatório ‘Conflitos no Campo Brasil 2016’, uma publicação anual que encontra-se na 32ª edição e reúne dados sobre os conflitos e violências sofridas pelos trabalhadores e trabalhadoras do campo brasileiro, incluindo indígenas, quilombolas e demais povos tradicionais.
A programação será iniciada com a exibição de um vídeo sobre o sepultamento das vítimas do massacre de Mato Grosso e a reflexão do Padre Manoel Henrique. Em seguida, Claudemir Martins, geógrafo e professor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal/Piranhas) fará a apresentação dos dados nacionais que apontam o crescimento em 26% nas ocorrências. Já o historiador e coordenador regional da CPT, Carlos Lima, discutirá os casos de violência no campo registrados em Alagoas.
Após os debates, os membros titulares e suplentes analisarão as pautas da reunião ordinária: determinação de reintegração de posse; apresentação da formação do grupo de trabalho para elaboração de um projeto executivo referente à construção da Política Pública de Desenvolvimento da Agricultura Familiar e que atenda a reforma agrária; e discussão de propostas dos movimentos integrantes oficiais para o plano de ação.
O comitê é uma instância permanente para o diálogo, monitoramento, coordenação e prevenção de conflitos agrários no âmbito do Estado de Alagoas. Atualmente possui 18 membros, com seus respectivos suplentes, promovendo a interlocução entre representantes de instâncias governamentais, Poder Público e seis movimentos sociais agrários.
Veja também
Últimas notícias

Água Branca: Homem é expulso por chegar tarde em casa e polícia é acionada
Homem é detido em operação policial no município de Delmiro Gouveia

Idoso arapiraquense internado em Maceió devido um câncer de pulmão, necessita de doação de sangue urgente

Moradores do bairro Bom Parto fazem protesto em decorrência da falta de água na região

Casal trabalha para restabelecer abastecimento de água para Pão de Açúcar

Dnit vai desligar radar que multou motoristas no acesso ao campus da Ufal
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
