Planalto dá aval à derrubada de vetos na reforma do ISS
A Secretaria de Imprensa do Palácio do Planalto divulgou nota nesta quarta-feira (30) na qual informa que o governo federal concorda que o Congresso Nacional derrube vetos do presidente Michel Temer em uma lei que dispõe sobre a reforma do Imposto Sobre Serviços (ISS).
A apreciação dos vetos estava na pauta da sessão do Congresso desta terça-feira (30), que não tinha se encerrado até a última atualização desta reportagem.
O ISS é arrecadado pelas prefeituras. A reforma fixa em 2% a alíquota mínima do imposto e amplia a lista de serviços alcançados pelo tributo.
O texto aprovado pelo Congresso também transfere a cobrança do tributo, antes feita no município do estabelecimento prestador do serviço, para o município do domicílio dos clientes de cartão de crédito e débito, leasing e de planos de saúde.
Os vetos com os quais o governo concordou com a derrubada se referem a dispositivos que regulam a arrecadação do ISS no local de consumo do serviço. Foram aplicados porque, segundo uma manifestação enviada ao Senado, o Planalto identificou “potencial perda de eficiência da arrecadação tributária”.
Para formular os vetos, o Planalto ouviu os ministérios da Fazenda e da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Outros pontos levantados pelas pastas: a mudança geraria aumento de custos para as empresas que seriam, ao final, repassados ao consumidor.
A mudança de posição, segundo o comunicado do Planalto, se deu “em face de reivindicação dos municípios brasileiros”.
A nota diz também que, com a derrubada do veto, o governo pretende editar uma medida normativa para evitar eventuais danos à arrecadação.
Nota
Leia a íntegra da nota:
O Governo Federal, em face de reivindicação dos municípios brasileiros, concorda com a derrubada pelo Congresso Nacional do veto de nº 52 de 2016, que dispõe sobre o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), alteração na Lei Complementar nº 116.
Ao mesmo tempo, o Poder Executivo pretende estabelecer a seguir, em sendo confirmada a derrubada do veto, medida normativa que permita a operacionalização de que dispõe o referido projeto, afim de não causar nenhum problema ao bom funcionamento do Sistema Financeiro Nacional.
Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República
MICHEL TEMER
Últimas notícias
Zé do Rojão: 12 anos sem o ícone que marcou a cultura popular e o rádio do Agreste
Em audiência, Bolsonaro relatou surto e negou que tinha intenção de fuga
Motociclista morre após colisão com carro na AL-101 Norte, em Cruz das Almas
Concluintes de cursos de tecnologia fazem Enade 2025 neste domingo (23)
Polícia Militar apreende menor com drogas e quantia em dinheiro em Piranhas
PM e Corpo de Bombeiros fiscalizam casas de evento em Marechal Deodoro
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
