Planalto dá aval à derrubada de vetos na reforma do ISS
A Secretaria de Imprensa do Palácio do Planalto divulgou nota nesta quarta-feira (30) na qual informa que o governo federal concorda que o Congresso Nacional derrube vetos do presidente Michel Temer em uma lei que dispõe sobre a reforma do Imposto Sobre Serviços (ISS).
A apreciação dos vetos estava na pauta da sessão do Congresso desta terça-feira (30), que não tinha se encerrado até a última atualização desta reportagem.
O ISS é arrecadado pelas prefeituras. A reforma fixa em 2% a alíquota mínima do imposto e amplia a lista de serviços alcançados pelo tributo.
O texto aprovado pelo Congresso também transfere a cobrança do tributo, antes feita no município do estabelecimento prestador do serviço, para o município do domicílio dos clientes de cartão de crédito e débito, leasing e de planos de saúde.
Os vetos com os quais o governo concordou com a derrubada se referem a dispositivos que regulam a arrecadação do ISS no local de consumo do serviço. Foram aplicados porque, segundo uma manifestação enviada ao Senado, o Planalto identificou “potencial perda de eficiência da arrecadação tributária”.
Para formular os vetos, o Planalto ouviu os ministérios da Fazenda e da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Outros pontos levantados pelas pastas: a mudança geraria aumento de custos para as empresas que seriam, ao final, repassados ao consumidor.
A mudança de posição, segundo o comunicado do Planalto, se deu “em face de reivindicação dos municípios brasileiros”.
A nota diz também que, com a derrubada do veto, o governo pretende editar uma medida normativa para evitar eventuais danos à arrecadação.
Nota
Leia a íntegra da nota:
O Governo Federal, em face de reivindicação dos municípios brasileiros, concorda com a derrubada pelo Congresso Nacional do veto de nº 52 de 2016, que dispõe sobre o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), alteração na Lei Complementar nº 116.
Ao mesmo tempo, o Poder Executivo pretende estabelecer a seguir, em sendo confirmada a derrubada do veto, medida normativa que permita a operacionalização de que dispõe o referido projeto, afim de não causar nenhum problema ao bom funcionamento do Sistema Financeiro Nacional.
Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República
MICHEL TEMER
Últimas notícias
Mais dinheiro no bolso: nova isenção do Imposto de Renda beneficia mais de 139 mil alagoanos a partir de fevereiro
MPAL move ação contra Águas do Sertão e município de Porto Real do Colégio
MPAL e Grupo Gay de Maceió avançam na construção de projeto de acolhimento
Loja varejista Pernambucanas encerra atividades no Centro de Maceió
Dez são presos por violência contra mulher e estupro em Maceió e Região no fim de semana
Pix passa a ser rastreado em todos os bancos para evitar golpes a partir desta segunda
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
