Comerciante deve pagar R$120 mil por comercialização ilegal de carvão em Maceió

Durante uma operação de fiscalização em Maceió, realizada nessa quarta-feira (23), fiscais do Instituto de Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA-AL) flagraram um comerciante com 400 sacos de carvão, sem origem legal, sendo comercializados de modo irregular. Ele foi autuado e o material foi apreendido.
O proprietário do carvão recebeu multa no valor de R$ 120 mil e tem o prazo de 20 dias para apresentar defesa ao órgão ambiental. Segundo informações da Gerência de Monitoramento e Fiscalização do IMA-AL as ações desse tipo serão intensificadas na capital.
Apenas no mês de agosto os fiscais identificaram e destruíram seis fornos clandestinos utilizados na fabricação de carvão, na região do sertão – nos municípios de Delmiro Gouveia e Piranhas. Além dos fornos clandestinos, foi constatado que estava sendo utilizada madeira de árvores nativas como angico, jurema e catingueira.
Segundo informações do setor de Gestão Florestal esse tipo de atividade é nocivo ao meio ambiente. Para funcionamento, é necessário que o responsável pela carvoaria tenha uma licença de funcionamento dos fornos, além de utilizar madeira de árvores exóticas para a fabricação do carvão. A utilização de madeiras de espécies nativas necessita de uma autorização de supressão.
Até mesmo o transporte de carvão de madeira de origem nativa precisa, obrigatoriamente, da emissão do Documento de Origem Florestal (DOF). Com relação à utilização das espécies exóticas de madeira, é preciso que o responsável comprove a origem da madeira, de onde ela foi retirada. Caso a região de origem dessas árvores seja uma Área de Proteção Permanente – APP, elas não poderão ser cortadas.
Últimas notícias
Trabalhador se fere na retirada de ônibus que caiu em ribanceira na Serra da barriga, em União dos Palmares

Procon Maceió orienta consumidores sobre principais golpes virtuais

Coruripe recebe equipe itinerante do Hemoal para coleta de sangue nesta quinta-feira (26)

Homem morre atropelado por caminhão ao deitar-se em estrada próximo à Serra das Pias

Leonardo Dias intermedeia diálogo entre motoristas de app e DMTT sobre faixa azul e vagas exclusivas

Arapiraca recebe o Programa Líderes do Amanhã na próxima segunda (30)
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
