Governador autoriza obra do 1º Centro de Telepresença do sistema prisional do país
Agentes penitenciários e operadores do direito terão melhores condições de trabalho
Nesta segunda-feira (28), o Governo de Alagoas dará mais um passo importante para promover a justiça e dignidade no cárcere. Em parceria com o Poder Judiciário, o Estado assinará a Ordem de Serviço (OS) para a construção do 1º Centro de Telepresença do país.
A solenidade da ação em parceira entre Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) com o Tribunal de Justiça de Alagoas terá início às 9 horas, no Complexo Penitenciário, com a presença do governador Renan Filho.
Com a criação do Centro, Alagoas ingressará em uma nova fase de gestão prisional com modernidade e celeridade processual. O prédio será construído com recursos próprios do Estado e contará com seis salas para audiências, que comportarão de 5 a 12 pessoas, simultaneamente.
O investimento vai possibilitar a realização de até 48 audiências por dia, apenas em Maceió. As salas serão equipadas com painéis acústicos, microfones, câmeras e TVs para garantir a qualidade das audiências.
Para os agentes penitenciários, a iniciativa representará mais segurança na execução dos trabalhos, sobretudo, operacionais, além de economia para o Governo do Estado. Atualmente, o sistema prisional conta sete salas para realização de audiências telepresenciais, sendo quatro em Complexo Penitenciário e três no Presídio do Agreste.
Para o secretário de Ressocialização e Inclusão Social, coronel Marcos Sérgio de Freitas, a OS reafirmará o ingresso do sistema prisional alagoano em um ambiente tecnológico que fortalecerá a justiça.
“Em uma visão de futuro, propiciando mais segurança aos servidores penitenciários e operadores do direito, o Governo do Estado assinará, de forma inédita, a Ordem de Serviço para construção do Centro de Telepresença. A iniciativa reafirmará a posição do sistema prisional de Alagoas: um dos mais organizados e desenvolvidos no país”, disse.
Além das salas para audiências, o prédio contará com recepção, setor administrativo, parlatório, área de serviço, copa, uma entrada específica para a escolta dos reeducando, além de oito celas para que os reeducandos aguardem as audiências telepresenciais em segurança.
Veja também
Últimas notícias
Governo de Alagoas confirma nomes das 16 vítimas fatais de acidente em São José da Tapera
Nikolas se manifesta após votar contra a MP do programa Gás do Povo
Quem é o médico preso suspeito de estuprar pacientes em atendimentos
STJ revoga habeas corpus de Oruam e pede a prisão do rapper. Entenda
Colisão entre carro e motocicleta deixa duas mulheres feridas na BR-104 em Rio Largo
Carnaval 2026 de Maragogi resgata raízes culturais e aposta em tradição, segurança e geração de renda
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
