Mãe que matou filho de cinco anos é condenada a 26 anos de prisão
‘Se ele vomitasse, apanhava’, afirmou irmão da vítima durante o julgamento

A ré Edjane Gomes da Silva foi condenada a 26 anos de prisão, por ter assassinado o filho de cinco anos, Gabriel Gomes da Silva, no município de Rio Largo em agosto de 2014. Ela deixou o salão do júri, na noite dessa sexta-feira (1º), e foi encaminhada para o Presídio Feminino Santa Luzia.
O julgamento de Edjane Gomes da Silva aconteceu na 3ª Vara Criminal de Rio Largo (AL) e teve o promotor de justiça Wesley Fernandes no papel da acusação. Durante todo o dia, o representante do MPE/AL mostrou ao Conselho de Sentença que a ré não demonstrou qualquer arrependimento pela morte do filho.
"Ela até negou o assassinato e a defesa tentou desqualificar o crime para maus tratos seguido de morte. Entretanto, as provas nos autos mostraram que foi a própria mãe quem matou, sim, a criança. Ouvimos várias testemunhas e até os outros dois filhos confirmaram o comportamento agressivo dela com o menino. O Gabriel foi agredido seguidamente por dois anos, até perder a vida", explicou Wesley Fernandes.
"Inclusive, é importante informar que ficou atestado em laudo médico que a acusada é psicopata. Volto a dizer que em momento algum do julgamento ela demonstrou qualquer remorso, arrependimento. Foi muito triste. Mas, pelo menos, foi feita a justiça com a condenação da ré a 26 anos de prisão. Só sinto porque o resultado desse júri não tem a capacidade de trazer o Gabriel de volta", declarou o titular da 3a Promotoria de Justiça de Rio Largo.
O julgamento foi presidido pelo juiz Galdino José Amorim Vasconcelos.
As testemunhas
Durante a sessão do júri, algumas testemunhas convocadas pelo Ministério Público foram ouvidas. Tamires Gomes da Silva e Cleonice da Silva, que eram conhecidas da acusada, confirmaram que chegaram a criar o Gabriel por dois anos. Depois disso, Edjane pediu a criança de volta. Teria sido a partir daí que o garato começara a ser espancado com frequência. Segundo as testemunhas, a ré não tinha qualquer paciência com o filho e por isso o agredia tanto, deixando-o sempre com hematomas e marcas das agressões.
Dois filhos de Edjane também foram ouvidos. O de 13 anos contou que a mãe batia no irmão mais novo com cabo de vassoura e o deixava com fome. Já o de 15 anos, admitiu que a genitora dava chutes na barriga de Gabriel, e isso também teria acontecido no dia da morte da criança. Ele ainda informou que a acusada tinha o costume de deixar o menino preso no quintal de casa, muitas vezes, durante horas pela madrugada.
No dia da morte de Gabriel, Edjane cometeu mais uma covardia contra o filho. “Ao invés de ter tido os cuidados necessários que uma mãe deveria proporcionar ao seu próprio filho, ele foi agredido até a morte. Inclusive, foi colocado dentro de uma caixa d’água, no sereno, em pleno inverno, uma situação que o levou a óbito”, explicou Wesley Oliveira.
O laudo do hospital no qual a criança foi socorrida confirmou morte por insuficiência respiratória, distúrbio hidroelétrico, desidratação por infecção gastrointestinal e desnutrição. O crime foi registrado em 14 de agosto de 2014.
O que disse a ré
Edjane Gomes da Silva até reconheceu que dava chutes em Gabriel, mas alegou que tais agressões não seriam capazes de tirar a vida da criança. Ela ainda admitiu que costumava deixar a criança de castigo e disse também que batia nos outros filhos.
Veja também
Últimas notícias

Lula lidera em todos os cenários para 2026, diz Datafolha

Ação integrada apreende veículos irregulares e reforça segurança aquaviária em Maragogi
![[Vídeo] Avião faz pouso forçado entre carros e caminhões em rodovia](https://img.7segundos.com.br/g3RE3WLIPV610XBBUTjy0i5B2Wk=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/c2d49e52c1cbbb00b1cce9a1f50e2bec.avif)
[Vídeo] Avião faz pouso forçado entre carros e caminhões em rodovia

Boi descontrolado assusta populares e ataca mulher no município de Satuba

CNJ proíbe tribunais de prender para cumprimento de pena nos regimes aberto e semiaberto

IR 2025: onde baixar o aplicativo para declarar o Imposto de Renda?
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
