Governo assina ordem de serviço para construção de UPA no Jacintinho
Solenidade acontecerá nesta terça (17), às 10h, na Ladeira do Óleo
O governador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, assinam, nesta terça-feira (17), às 10h, o contrato para a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jacintinho. A cerimônia vai ocorrer na Avenida Juca Sampaio, na Ladeira do Óleo, em frente à Lux Outmídia.
A UPA foi inicialmente orçada em R$ 5,9 milhões, mas licitada, para edificação, por R$ 5 milhões. A obra será custeada com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza (Fecoep) e a previsão é de que a obra seja concluído em 120 dias, a partir do início da execução dos serviços.
A unidade irá assegurar atendimento intermediário entre a Atenção Básica e a Média e Alta Complexidade. Também irá ajudar a melhorar o serviço prestado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da capital, juntamente com as outras UPAs existentes nos bairros Trapiche e Benedito Bentes.
De acordo com o gestor da pasta estadual, Christian Teixeira, com a construção da UPA do Jacintinho serão beneficiados, ao todo, 68.060 pessoas que moram nos bairros do 5º Distrito Sanitário de Saúde, a exemplo do Jacintinho, Feitosa, Barro Duro, São Jorge e Serraria. Além dos moradores do I e VIII Distritos, que residem em Jatiúca, Mangabeiras, Ponta Verde, Ipioca, Pescaria, Riacho Doce, Garça Torta, Guaxuma, Jacarecica e Cruz das Almas, respectivamente.
“A melhoria da saúde é uma das medidas que o governador Renan Filho tem colocado em seu cronograma de gestão, ao trazer inúmeros benefícios aos alagoanos, principalmente para a capital, onde a demanda por atendimento é maior. Com a construção da UPA do Jacintinho, teremos uma saúde mais célere, humanizada e qualificada, reduzindo o fluxo de pacientes que hoje precisam recorrer ao HGE [Hospital Geral do Estado]”, garantiu o secretário.
Estrutura
Numa área de 6.167m2, a UPA do Jacintinho será do tipo III e vai ter capacidade para atender até 350 pacientes por dia ou 10.500 por mês. A unidade de saúde será dividida em leitos de observação (15) e de urgência (4), nas áreas de clínica geral, pediatria, ortopedia e odontologia. O equipamento disporá do serviço de classificação de risco, sala de nebulização, consultórios, sala de gesso, laboratório, exames de raios-X e eletrocardiograma.
A UPA do Jacintinho funcionará 24 horas durante os sete dias da semana e, desse modo, poderá resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre altas, fraturas, cortes, derrame e infarto.
Jacintinho
O bairro é um dos mais populosos de Maceió e até a década de 1940 era apenas um sítio com predominância da Mata Atlântica. Em alguns trechos, havia pequenas casas de moradores. O nome é uma alusão ao rico proprietário Jacinto Athayde, descendente de portugueses.
A partir da década de 1950, várias pessoas, diante da possibilidade de emprego na capital alagoana, foram aparecendo e construindo suas moradias, pontos comerciais, escolas e outros empreendimentos. O crescimento foi dividindo o bairro e, aos poucos, foram surgindo grotas, a exemplo as do Cigano, Aldeia do Índio, Piabas, Seu Arthur e Alto do Boi.
Veja também
Últimas notícias
Palmeira dos Índios é única cidade de Alagoas a receber Prêmio de Inclusão Socioeconômica em Brasília
Penedo sedia encontro nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Famílias de São Sebastião são beneficiadas com títulos de propriedade de imóveis
PL de Renan Calheiros avança no Senado com linha de crédito especial para produtores rurais endividados
Polícia desmancha depósito e apreende mais de 18kg de drogas no bairro São Luiz em Arapiraca
João Vicente explica escolha de Tino Marcos para novo projeto do Porta
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
