Em reforma, Praça do Skate é alvo de vandalismo
A revitalização da Praça do Skate, no bairro de Ponta Verde, ainda não terminou, mas o espaço já foi alvo da ação de vândalos. Nessa segunda-feira (09), durante vistoria no local, técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), que é a responsável pela obra de revitalização, identificaram pichações na pista de skate. As frases foram escritas dias após o início da recuperação do equipamento voltado à prática esportiva. Titular da Semds, Gustavo Acioli Torres afirmou que os autores da ação já foram identificados e as medidas cabíveis serão adotadas junto às autoridades policiais.
“É lamentável presenciar atos como este, sobretudo pelo dano gerado em um espaço que está sendo recuperado para servir à população. Não é somente o custo com o material que novamente vai ser utilizado. Envolve tempo, já que a equipe vai ter que parar e voltar pra refazer algo que já havia sido feito. Mesmo em um período de restrições financeiras, a Prefeitura tem realizado investimentos em recursos próprios para construir e revitalizar praças e espaços de lazer, mas infelizmente ainda registramos a ação dos vândalos, que destroem as áreas públicas da cidade”, comentou o secretário.
Gustavo Acioli Torres afirmou que, após o registro do fato, um Boletim de Ocorrência será registrado na Polícia Civil nesta terça-feira (10). Este tipo de ação é tipificada como crime ambiental. Segundo prevê o Código Municipal de Proteção ao Meio Ambiente, em seu artigo 178, inciso IX, “causar danos de qualquer forma às praças e áreas verdes gera multa”. Quem for flagrado ou denunciado, pagará de acordo com a infração cujo valor é calculado pelo departamento jurídico da Semds. “É importante lembrar que o Código Penal Brasileiro também tipifica, no artigo 163, o vandalismo como uma ação passível de detenção de seis meses a três anos, além de multa conforme o dano”, esclareceu o gestor.
Em perfis nas redes sociais, Gustavo Acioli Torres comentou sobre o caso e convidou artistas que se expressam por meio do grafite a fazer intervenções no local.
“Infelizmente algumas pessoas não têm o menor respeito por nossa cidade e pelos espaços públicos. Se acham no direito de vandalizar uma revitalização que está sendo feita em prol de toda a cidade. Não sabem quantas pessoas se envolveram e trabalharam para que a obra saísse do papel, e que o dinheiro investido é público. Isso não é protesto, é crime. Voltarei a fazer um B.O. e desde já convido os artistas de rua da cidade que queiram fazer uma intervenção na pista de skate, estamos abertos para aprovamos um trabalho neste sentido. O que não será permitido é o vandalismo”, escreveu Torres.
O titular da Semds lembrou, ainda, que a Prefeitura dispõe à população canais que recebem denúncias, meios pelos quais o cidadão pode ajudar a inibir a ação de vândalos, colaborando com a preservação do patrimônio público. O gestor orientou que, ao presenciar atos de degradação, o maceioense deve comunicar à Semds por meio dos números 3315-4735 e 3315-4739. A denúncia também deve ser feita pelo número 153, na Guarda Municipal ou, de imediato, o cidadão pode acionar a Polícia Militar pelo número 181.
Últimas notícias
Três vítimas de grave acidente de ônibus que saiu de Arapiraca seguem internadas em MG
Limpeza de aqueduto afeta abastecimento de água em bairros de Maceió na próxima quarta (4)
Ambulatório Trans da Sesau presta assistência humanizada para transexuais pelo SUS
Instituto de Identificação de Alagoas retoma emissão domiciliar da Carteira de Identidade Nacional
Paulo Dantas nega candidatura em 2026 durante inauguração de obras em União dos Palmares
Lula fará cirurgia de catarata no olho esquerdo nesta sexta-feira (30)
Vídeos e noticias mais lidas
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
