Eleitor que fizer enquete em rede social pode levar multa de até R$ 329 mil
Mas a regra não é nova: ela existe desde 2013, e foi aprovada na minirreforma eleitoral daquele ano
As enquetes, feitas por partidos, candidatos ou qualquer eleitor, durante o perído eleitoral, estão proibidas. Quem for pego fazendo perguntas do tipo em quem você pretende votar, pode, inclusive, ser multado em R$ 329 mil pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A previsão está no artigo 23 da resolução 23549/2017.
Mas a regra não é nova: ela existe desde 2013, e foi aprovada na minirreforma eleitoral daquele ano. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO) postou um tuíte de alerta para a legislação eleitoral.
De acordo com o TSE, a cobrança da multa só é feita após investigação do Ministério Público Eleitoral. O descumprimento da legislação implica na punição.
Decisão gera protesto
A decisão do TSE, porém, não agradou a todos os internautas. O comediante Danilo Genitilli, por exemplo, que fez diversas enquetes em seu perfil, manifestou-se contrariamente à medida.
Vale lembrar, porém, que apenas enquetes de cunho político e eleitoral estão proibidas. Outros tipos de pesquisas nas redes sociais, que não digam respeito ao tema, podem continuar sendo fetias pelos internautas.
Veja também
Últimas notícias
Deslizamento de terra derruba muro de residência em Arapiraca
Trump provoca Irã ao postar fotos em IA de navios iranianos afundados
Com Renan Filho nos braços do povo, Caravana percorre sete municípios
Devinho Novaes doa cachê de show em Arapiraca para tratamento do pequeno João Arthur
Homem é preso após perseguir segurança com faca em petiscaria de Arapiraca
Suspeito é preso após esfaquear homem durante briga no Benedito Bentes, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
