Segurança quer garantir policiamento durante alta temporada e anuncia reforço
Alagoas vem, nos últimos anos, ganhando destaque no cenário nacional, seja pelas belezas naturais, que impulsionam o setor de turismo, ou por avanços em diversas áreas, uma delas a Segurança Pública. Para garantir a tranquilidade da população alagoana e de turistas que visitarão o estado na alta temporada, as forças de segurança dão início, neste sábado (8), à Operação Verão, que se estenderá até depois do Carnaval, em março de 2019.
O policiamento e outras ações de segurança terão como foco os principais municípios que recebem grande concentração de pessoas durante o verão e nas festas de fim de ano. O planejamento operacional contará com a participação das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria da Segurança Pública (SSP), programa Ronda no Bairro e alunos do Curso de Formação da Polícia Militar.
Segundo o secretário da Segurança Pública, Lima Júnior, a Operação Verão terá grande importância não só para a segurança, que atuará de forma integrada, como também para o turismo. Ele lembra que Alagoas é um dos destinos mais procurados por turistas, o que reflete a visão positiva que as pessoas têm do estado.
“O fato de Alagoas hoje reduzir a violência contribui para esse crescimento de turistas, então durante a alta temporada é essencial termos um planejamento operacional para fazer com que o período não registre ocorrências graves. O resultado, com certeza, refletirá de forma positiva nas estatísticas”, afirmou.
Maceió e Região Metropolitana
Para Maceió e a Região Metropolitana, o Comando de Policiamento da Capital (CPC) traçou um planejamento que envolve também ações específicas de acordo com a área e a situação. No Centro de Maceió, os militares contarão com apoio do Ronda no Bairro para garantir a segurança de lojistas e de consumidores durante as tradicionais compras de fim de ano.
Na Orla, também haverá reforço no policiamento durante os eventos natalinos e festejos de Réveillon. O planejamento também cobrirá áreas como o Benedito Bentes e Pontal da Barra e demais municípios da região: Barra de São Miguel, Marechal Deodoro, Paripueira, Barra de Santo Antônio, Pilar, Santa Luzia do Norte, Rio Largo e Satuba.
Para cobrir a área, o policiamento será realizado a pé e motorizado – carro e moto – com emprego dos batalhões de área, Força Tarefa, Ronda no Bairro e alunos do Curso de Formação de Praças (CFAP) da Polícia Militar. Estes últimos estão aptos a realizar o estágio previsto nas atividades de formação.
As equipes do Ronda no Bairro farão policiamento de aproximação e ostensivo a pé, motorizados, de bicicleta e com viaturas cobrindo toda a orla, Jacintinho e Centro, de domingo a domingo, em horários definidos junto ao CPC.
Interior
Já o Comando de Policiamento do Interior (CPI) traçou estratégias para garantir o reforço no policiamento de Penedo a Jequiá da Praia, no Litoral Sul, de São Luís do Quitunde a Maragogi, no Litoral Norte, e aquelas cidades localizadas no Sertão que recebem turistas, como é o caso de Piranhas.
Nestes perímetros, serão empregados o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), Batalhão Rodoviário (BPRv), Cavalaria (RPMon), Força Tarefa, alunos do CFAP, e o Grupamento Aéreo, além das unidades que cobrem a área.
Na região da Costa dos Corais e Rota Ecológica, haverá policiamento a pé e motorizado, além de outras ações de acordo com o fluxo de pessoas em determinados dias ou períodos.
Polícia Civil
A Polícia Civil determinou que as Gerências de Polícia Judiciária das Regiões 01, 02 e 03, que compreendem as regiões Norte e Sul do estado, tracem ações estratégicas para o período. Com isso, as delegacias de Paripueira, Marechal Deodoro, Barra de São Miguel, Maragogi, São Miguel dos Milagres, Piranhas, Porto de Pedras e Coruripe funcionarão todos os dias em regime de 24 horas para confecção de Boletim de Ocorrência.
Na capital, a Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit) estará com uma delegacia móvel todos os dias na Feirinha da Pajuçara para atendimento aos turistas, informações sobre segurança e confecções de BOs.
A Asfixia dará apoio aos fins de semana na Barra de São Miguel e Paripueira. Já o Tigre estará presente em Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres.
Corpo de Bombeiros
Em Maceió, o Corpo de Bombeiros atuará em pontos estratégicos – Jacintinho, Benedito Bentes e orla – realizando atividades operacionais. Durante os festejos de fim de ano, os militares também farão vistorias e prevenção em locais onde haverá queima de fogos.
O planejamento também abrange as bases do Corpo de Bombeiros no interior, situadas em Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, Arapiraca, Penedo, União dos Palmares e Maragogi.
O Grupamento Aquático terá postos de guarda-vidas nas praias de Guaxuma, Mirante da Sereia, Jatiúca e Francês, e contará com o apoio do resgate aéreo e dos surfistas formados no projeto “Surf-Salva”. Os surfistas darão suporte nas praias do Francês, Pontal da Barra, Prado, Trapiche, Cruz das Almas e Jacarecica.
Veja também
Últimas notícias
Quem é o infiltrado que apanhou após discurso em vigília de Bolsonaro
Marina Cintra deve ganhar 60 cargos na Prefeitura de Maceió após aderir ao grupo de JHC
Família rechaça apoio político de Marina Cintra a JHC e isola ex-primeira-dama
Criança de três anos fica presa em armário de banco em Mato Grosso do Sul
Nikolas é condenado a pagar R$ 40 mil por chamar mulher trans de 'homem'
Tragédia na Serra da Barriga completa um ano; famílias aguardam reparação e medidas para aumentar a segurança
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
