Educação

Mais de três mil vagas são ofertadas para alunos de ensino médio da rede pública

No total, são 1.460 vagas em oito escolas do eixo de desenvolvimento social e educacional com dois cursos, e no integral, seis opções de cursos

Por Agência Alagoas 13/12/2018 09h09
Mais de três mil vagas são ofertadas para alunos de ensino médio da rede pública
As matrículas podem ser efetuadas até o dia 14 - Foto: Divulgação/Agência Alagoas

Para os estudantes que desejam ter uma formação profissional junto com o ensino médio, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) tem uma boa notícia: foram disponibilizadas 3390 vagas nas modalidades ensino médio integral com educação profissional e ensino médio integrado aos cursos de ludoteca e secretário escolar para a pré-matrícula do ano letivo 2019.

A oferta, iniciada em 2016, está distribuída em 22 das 24 escolas ofertantes das modalidades, num total de oito opções de cursos em todas as regiões do estado. As matrículas são para alunos novatos na 1ª série e podem ser efetuadas até o dia 14, no site www.matriculaonline.al.gov.br.

No ensino médio integrado, os alunos cursam o ensino médio em conjunto com os cursos de ludoteca e secretário escolar, mas sem jornada ampliada de estudos. Ao todo, são 1.460 vagas disponibilizadas em oito das nove escolas do eixo de desenvolvimento social e educacional, todas no interior: Escola Estadual Graciliano Ramos, em Palmeira dos Índios; Escola Estadual Monsenhor Machado, em Viçosa; Escola Estadual Pedro de França Reis, em Arapiraca; Escola Estadual Rocha Cavalcanti, em União dos Palmares; Escola Estadual Aloisio Ernande, em Santana do Ipanema; Escola Estadual Rosália de Sampaio, em Pão de Açúcar; Escola Estadual Guedes de Miranda, em Porto Calvo e Escola Estadual Francisca Rosa, em Delmiro Gouveia.

“A oferta dos cursos técnicos permite ao aluno concluir o ensino médio com a formação diferenciada. Com o curso de secretário escolar, ele poderá atuar em escolas, faculdades e centros de educação públicos e particulares. O de ludoteca, propiciará trabalhar com crianças e idosos em espaços lúdicos e educativos”, explica a gerente de Educação Profissional e Ensino Superior, Luciana Ciríaco.

Integral e profissionalizante

Outra opção está em 13 unidades de ensino médio integral com educação profissional, as quais ofertam 1.930 vagas em seis opções de cursos: hospedagem, manutenção e suporte de informática, cooperativismo, eventos, marketing e recursos humanos. Nesta modalidade, os alunos têm jornada de estudos ampliada, ficando os dois horários.

Ofertam vagas no ensino médio integral com educação profissional as seguintes escolas estaduais: Aprígio Vilela, em Teotônio Vilela; Graciliano Ramos, em Palmeira dos Índios; Joaquim Diegues, em Viçosa; Izaura Antônia de Lisboa, em Arapiraca; Laura Chagas, em Santana do Ipanema; Carlos Gomes, em União dos Palmares; Lucilo Ribeiro, em São José da Tapera; Ernani Mero, em Penedo; Maria Antônia, em Matriz de Camaragibe; Watson Clementino, em Delmiro Gouveia e Francisco Leão, em Rio Largo. Em Maceió, a oferta se concentra nas escolas estaduais Marcos Antônio, no Benedito Bentes e Geraldo Melo, no Graciliano Ramos.

“Nossa expectativa é formarmos sete turmas de 1ª série. Estamos à disposição da comunidade para mais esclarecimentos, inclusive para dar suporte para aqueles que não possuem internet em casa, ajudando-os a fazer a pré-matrícula”, informa diretora-geral da Escola Geraldo Melo, Irineide Araújo.