Trade turístico acusa prefeitura de Rio Largo de abandonar aeroporto
Na contramão do trade, prefeito quer reclassificação para categoria D

No dia 9 de agosto, o prefeito de Rio Largo, Gilberto Gonçalves, entregou ao superintendente da Infraero, Adilson Teixeira, o plano de trabalho que possibilita que o aeroporto Zumbi dos Palmares seja reclassificado para categoria Delta (D), permitindo assim que Alagoas receba vôos internacionais diretos, aumentando o fluxo de turistas estrangeiros. Faltando dois dias para o fim do prazo estabelecido pela ANAC, nada foi feito pela prefeitura, que abandonou o aeroporto.
Segundo o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Hotéis de Alagoas (ABIH-AL), Milton Vasconcelos, a atitude do prefeito Gilberto Gonçalves é irresponsável, uma vez que traz sérios prejuízos econômicos para o Estado. “Infelizmente depende da boa vontade e da gestão dele realizar as mudanças necessárias. Enquanto os pontos do plano de trabalho não forem concluídos, quem mais sai perdendo é todo o estado, que deixa de ter vôos internacionais, ampliando assim o número de turistas de outros países”, destaca.
O pleito do trade em relação à mudança de categoria do aeroporto é bastante antigo. Várias reuniões já foram realizadas, inclusive com a Infraero. Porém, o passo mais importante são as mudanças necessárias que a prefeitura de Rio Largo precisa realizar. Do total de mais de 80 itens exigidos pela Infraero e Anac, apenas 18 fazem parte do plano de ações entregue pela prefeitura de Rio Largo em agosto deste ano. Os mesmos que não foram cumpridos. As adequações solicitadas à Prefeitura de Rio Largo na região do entorno do aeroporto são consideradas simples como, por exemplo, a remoção de alguns postes, torres, caixas d’água e até o primeiro andar de algumas residências que foram construídas, sem a devida permissão.
“A prefeitura alega que o aeroporto será privatizado, portanto que, quem comprar o aeroporto que se responsabilize. Mas isso é um atraso e falta de bom senso. A prefeitura precisa assumir seu papel quanto município responsável pela área. Os danos para o Estado são incalculáveis”, reforça Milton Vasconcelos.
Ele lembra ainda que o aeroporto Zumbi dos Palmares gera quase dois mil empregos para a população de Rio Largo e que, inclusive, os impostos também vão para o município.
Procurada pelo 7Segundos a Prefeitura de Arapiraca explicou que o secretário de Infraestrutura, Gustavo Ferreira, entregou o plano de ação durante reunião realizada com o trade turístico e que o plano já está sendo executado. A Prefeitura alega estar dentro de prazo, mas lembra que há o entrave de desintegração de posse. “Algumas família precisam ser removidas do entrono do aeroporto para ampliação prevista no plano de ação. Se houver atraso tem relação com a retirada das famílias, mas há envolvimento de Secretaria de Assistência Social para auxiliar no assunto” relata a Prefeitura.
O prefeito de Rio Largo, Gilberto Gonçalves, se pronunciou sobre a declaração de Milton Vasconcelos. Leia na íntegra:
Tendo em vista as declarações divulgadas na imprensa pelo presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Hotéis de Alagoas (ABIH-AL), Milton Vasconcelos, o prefeito de Rio Largo, Gilberto Gonçalves, esclarece que o município está cumprindo, dentro do prazo da ANAC, ao que ficou estabelecido no plano de ação para a reclassificação do Aeroporto Zumbi dos Palmares à categoria D, permitindo assim que Alagoas receba voos internacionais diretos.
“Em nenhum momento colocamos a responsabilidade do Plano de Ação para o aeroporto. Muito pelo contrário, me coloquei à disposição de dar agilidade e tenho me empenhado para resolver essa situação. Algumas delas são mais demoradas, principalmente quando envolve vidas e famílias, com a remoção das casas do entorno do aeroporto. Desde a reunião com o Trade Turístico, temos buscado entendimento com os proprietários e quanto às torres, já estão sendo judicializadas, até porque já foram notificadas”, explicou o prefeito Gilberto Gonçalves.
Veja também
Últimas notícias

Mais dez municípios alagoanos aderem ao Moradia Legal

Mais de cinco mil peças publicitárias irregulares são apreendidas em Maceió

Mochila com quase 2,5 de maconha é abandonada perto de escola em Delmiro Gouveia

Prefeitura de Penedo inicia 3ª edição do Projeto Turismo do Saber

Secretaria do Trabalho garante recursos para o Sine Alagoas em Brasília

Circuito de Feiras da Agricultura Familiar movimenta Marechal Deodoro
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
