Alagoas

Alfredo Gaspar toma posse como chefe do Ministério Público

Geraldo Magela e Lean Araújo também são empossados como corregedor-geral e ouvidor do MPE/AL

Por 7Segundos 12/01/2019 07h07
Alfredo Gaspar toma posse como chefe do Ministério Público
Alfredo Gaspar toma posse como chefe do MPEAL - Foto: Assessoria

O procurador-geral de Justiça de Alagoas, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, tomou posse novamente como chefe do Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL), na noite desta sexta-feira (11), durante sessão solene realizada no Auditório Virgínio Loureiro, localizado no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso. Ele foi reconduzido ao cargo depois de ter sido reeleito com 99,37% dos votos dos seus pares. A cerimônia de posse foi prestigiada por dezenas de autoridades, dentre elas, o governador de Alagoas, Renan Filho. Na ocasião, também foram empossados os novos corregedor-geral e ouvidor, Geraldo Magela Pirauá e Lean Ferreira de Araújo.

Em seu discurso de posse, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto lembrou que ser promotor de Justiça era um sonho que lhe acompanhava desde a infância, que acabou ganhando contornos ainda mais fortes porque seu avô, de quem herdou o nome, também ocupou o mesmo cargo. “Há pouco mais de 60 anos meu avô, Alfredo Gaspar de Mendonça, teve o privilégio de assumir essa função, registro este que faço porque há uma coincidência na história. Quarenta e oito anos atrás herdei o nome dele e, agora, a mesma responsabilidade de assumir a chefia do Ministério Público”, recordou.

Compuseram a mesa de honra que conduziu a solenidade os procuradores de justiça Antônio Arecippo, Luiz Barbosa Carnaúba, Antiógenes Marques de Lira, Dilmar Lopes Camerino, Vicente Félix, Eduardo Tavares, José Artur Melo, Marcos Barros Méro, Valter José de Omena Acioly e Denise Guimarães Oliveira, que integram o Colégio de Procuradores.

Também tiveram assento à mesa o presidente da Associação do Ministério Público do Estado de Alagoas (Ampal), promotor de justiça Flávio Gomes, o governador de Alagoas Renan Filho, o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Tutmés Airan, o coordenador-geral da Corregedoria Nacional do Conselho Nacional do Ministério Público, Rinaldo Reis, o representante do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça dos Estados e da União, procurador-geral de justiça do Maranhão, Luiz Gonzaga Martins Coelho, e o deputado estadual Marcelo Vitor.

Além dele, os procuradores Geraldo Magela Pirauá e Lean Ferreira de Araújo também foram empossados nas funções de corregedor-geral e ouvidor-geral.