Creas discute atendimento a idosos vítimas de violência
O objetivo da reunião foi trabalhar um melhor atendimento, com mais eficiência e agilidade, nos casos de idosos que sofrem violações de direitos.
Visando qualificar o atendimento a idosos vítimas de violência, técnicas dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) se reuniram, nessa terça-feira (15) com profissionais da Chefia de Articulação Política de Prevenção e da Polícia Civil.
Segundo a coordenadora geral do Creas, Sheyla Barros, o objetivo dessa reunião foi trabalhar um melhor atendimento, com mais eficiência e agilidade, nos casos de idosos que sofrem violações de direitos e que se dirigem às delegacias especializadas e aos Creas. “Queremos estreitar a rede de atendimento e estabelecer um fluxo, que atenda melhor o idoso, nos casos de negligência e maus tratos. É importante também que a população faça sua parte denunciando casos de abusos através do Disque-denúncia 181 da Polícia Militar. Estamos divulgando também nos Creas esse canal de denúncia para a população”, disse.
São classificadas como formas de violência contra a pessoa idosa a negligência, a violência física, psicológica, sexual, financeira ou econômica, o abandono e a autonegligência. Em Maceió, além do Núcleo do Idoso da Defensoria Pública do Estado de Alagoas, há quatro delegacias especializadas no atendimento à pessoa idosa. As delegacias determinadas para esses tipos de casos são a do 4º (Pinheiro), 5º (Salvador Lyra), 6º (Cruz das Almas) e 8º (Benedito Bentes) Distritos Policiais da Capital.
Qualquer pessoa pode denunciar as situações que envolvem a violação de direitos dos idosos, também pelo telefone do Conselho Municipal do Idoso, que é o 3315-4508, ou se dirigindo até as unidades dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Os casos denunciados serão verificados pelo órgão e podem chegar à Justiça, dependendo do grau de violação. As vítimas que chegam até os Creas são acompanhadas por equipes multidisciplinares da Semas.
A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) possui cinco Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), localizados no bairros do Poço, Jatiúca, Prado, Santa Lúcia e Benedito Bentes. Essas unidades oferecem serviços especializados e continuados para famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos, tais como violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas e cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
