Seris participa de curso de nivelamento em Brasília
Evento na Academia Nacional de Polícia aborda técnicas de atuação com vistas à promoção da dignidade humana
Agentes penitenciários da Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) participaram, nessa segunda-feira (11), da aula inaugural do curso de nivelamento técnico da Força Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP), realizado na Academia Nacional de Polícia (ANP), em Brasília. O curso é ministrado pelo Grupo de Ações Especiais Penitenciárias (GAEP) e tem como finalidade padronizar as ações operacionais frente aos mais diversos cenários possíveis nas penitenciárias estaduais.
A aula inaugural contou com a presença do diretor-geral do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Fabiano Bordignon, reunindo agentes penitenciários de várias regiões do país. Na oportunidade, todos foram novamente apresentados a técnicas de armamento e tiro, defesa pessoal e intervenção em ambiente prisional, além de a ferramentas tecnológicas consideradas menos letais.
Damásio Abreu é um dos 12 agentes penitenciários que representam a Seris no evento. Segundo ele, o curso é de fundamental importância para uma permanente capacitação. “O nivelamento defendido pelo DEPEN busca estabelecer normativas de intervenção prisional, sempre com foco em técnicas de atuação que têm como pilar a preservação de vidas e a dignidade humana”, explica Damásio, destacando a ênfase à profissionalização dos servidores da área.
Ainda segundo Damásio, o curso também traz técnicas de escolta e uso diferenciado da força, além de informações importantes sobre a legislação carcerária.
“Os agentes penitenciários de Alagoas já adotam rotinas voltadas a treinamentos físicos e operacionais, de modo a garantir uma melhor atuação. Prova disso é que já evoluímos em comparação às demais unidades federativas. E este sucesso se deve à nova política implementada pela Seris, que visa à inserção dos servidores penitenciários na capacitação de seus pares”, reforça o agente, acrescentando que a Seris nunca recorreu a FTIP “devido ao efetivo controle, em Alagoas, de seus estabelecimentos penais”.
Para Damásio Abreu, Alagoas deve servir de exemplo para o restante do país. “O Gerit [Grupamento de Escolta, Remoção e Intervenção Tática], por exemplo, vem desempenhando um grande papel na manutenção da ordem no sistema, pois, com a metodologia executada pela SERIS, temos adotado todas as medidas protetivas, desde a preservação da vida da pessoa privada de liberdade até a garantia da segurança da população em geral”, analisa o agente.
O secretário de Ressocialização e Inclusão Social, coronel Marcos Sérgio de Freitas, por sua vez, destaca, ainda, a dedicação por parte dos agentes penitenciários de Alagoas, que segue acompanhando de perto a modernização de todos os procedimentos. “Esta interação entre Seris e Depen só reforça o efetivo cumprimento da segurança prisional”, salienta o secretário.
Veja também
Últimas notícias
Marginal do Piauí, construída com investimentos garantidos por Arthur Lira, consolida novo eixo de desenvolvimento em Arapiraca
Ivete Sangalo é internada em hospital em Salvador; saiba detalhes
Rafael Brito critica retirada de taxação das bets de projeto contra o crime organizado
Polícia Científica de Alagoas integra rede global de alerta contra drogas sintéticas
Fabio Costa afirma que aprovação do projeto antifacção endurece combate ao crime organizado
Copeve/Ufal convoca quase 10 mil candidatos da lista de espera por meio do Sisu 2026
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
