Guardas municipais de Maceió passam a receber auxílio-fardamento
Projeto de lei foi votado em duas discussões com a realização de sessão extraordinária na quinta (14)
Uma grande conquista para a categoria. Foi assim que o Sindicato dos Guardas Municipais de Maceió (Sindguarda) definiu a aprovação de mensagem do Executivo que cria e determina o valor do auxílio-fardamento para categoria. O projeto enviado pelo prefeito Rui Palmeira (PSDB) foi deliberado, em Regime de Urgência, em duas discussões, após realização de sessão ordinária e extraordinária, nesta quinta-feira (14), na Câmara Municipal de Maceió, em Jaraguá. De acordo com a mensagem, os pouco mais de 700 guardas municipais da capital passam a receber o valor de R$ 1.068 para comprar o fardamento, que é composto por uma guarnição, calça, cinto, gandola e cobertura (boné).
“Era uma reivindicação antiga da categoria que agora tivemos a oportunidade de ver aprovada, que é o auxilio fardamento aprovado pelos vereadores na Câmara Municipal de Maceió. O Executivo enviou o projeto para cá e os parlamentares foram bastante sensíveis e aprovaram, em Regime de Urgência, para que possamos receber os R$ 1,068”, declarou o presidente do Sindguarda, Carlos Antônio Alves de Souza, o Carlos ‘Pisca’, que esteve, ao lado de guardas municipais, acompanhando a sessão que lhes garantiu o benefício.
“Mais uma vez, os vereadores tiveram o entendimento sobre o que é o melhor para a sociedade, desta vez votando um projeto que veio do Executivo que beneficia a categoria dos guardas municipais. Há muitos anos, eles lutavam para conseguir o auxílio-fardamento e agora, o benefício se estabelece após a nossa votação, em duas discussões e com sessão extraordinária. É uma conquista para a categoria e ficamos felizes em poder contribuir para isso”, disse o presidente da Câmara, vereador Kelmann Vieira (PSDB).
ORDEM DO DIA
Ainda na Ordem do Dia desta quinta-feira, a Câmara deliberou e votou diversos temas de interesse da sociedade maceioense. Nos debates da Casa, a chacina de Suzano, em São Paulo, que deixou 10 mortos e alguns feridos, continuou sendo tema entre os parlamentares. Sobre o assunto, o vereador Siderlane Mendonça (PEN) teve requerimento aprovado para que as escolas de Maceió passem a contar com profissionais de Psicologia para que possam avaliar crianças e adolescentes que estejam passando por problemas como “bullying”. Além dessa iniciativa, o parlamentar também fez um apelo para que o município execute a Portaria nº 126, de 24 de novembro de 2018, que trata do Programa Segurança nas Escolas.
“É mais que urgente que a Prefeitura de Maceió ponha em prática o que estabelece a portaria e também envie guardas municipais ou contrate segurança especializada para que a gente consiga dar certa tranquilidade às famílias que têm seus filhos estudando em escola pública da capital, tendo em vista a terrível chacina que ocorreu lá em Suzano. Não podemos deixar de nos precaver. Outra iniciativa que considero importante é que o Executivo coloque psicólogos nas escolas com o objetivo de detectar eventuais problemas nas nossas crianças e adolescentes para que a coisa não evolua para tragédias”, declarou Siderlane Mendonça.
Também motivado pela chacina de Suzano, o vereador Cleber Costa (Progressistas) teve aprovado pedido de Audiência Pública para discutir a segurança nas escolas de Maceió, com data ainda a ser definida.
Já a vereadora Silvania Barbosa (PRTB) teve requerimento aprovado para que haja estudo sobre possibilidade de entendimento entre a Liga dos Blocos Carnavalesco e órgão competente do Executivo para que o tradicional Bloco Pinto da Madrugada desfile sozinho nas prévias para o Carnaval de Maceió no sábado que antecede o reinado de Momo.
O vereador Francisco Sales (PPL) teve requerimento aprovado que solicita ao Executivo a conclusão das obras de pavimentação das comunidades Vila Almeida e Travessa Marques de Abrantes, em Bebedouro, entre outras iniciativas do parlamentar. Já Ronaldo Luz (MDB), também por meio de requerimento, pede a revitalização da Praça da Amarelinha, na Rua 7 de Setembro, no Tabuleiro do Martins. Luciano Marinho (Podemos) requer ao Executivo para manutenção dos refletores do campo de futebol na Praça Afrânio Ramos Braga, no Cidade Universitária.
Veja também
Últimas notícias
Especialista dá dicas de como vender mais serviços de clínica de recuperação com estratégias eficazes
Alfredo Gaspar celebra Marco Legal contra o Crime Organizado
Inep antecipa divulgação e gabarito do Enem sai na quarta (19)
Após aprovação na Câmara, Fabio Costa afirma que PL Anticrime marca avanço contra a impunidade
Teca Nelma cobra esclarecimentos sobre impacto da liquidação do Banco Master na aposentadoria dos servidores
Empresa é condenada a indenizar ex-funcionária por proibir uso de tranças afro em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
