Defesa Civil esclarece ações no Pinheiro, Mutange e Bebedouro
Esclarecimentos fazem parte do acompanhamento do MPT
A Defesa Civil Municipal apresentou os trabalhos que a Prefeitura de Maceió vem realizando nos bairros Pinheiro, Bebedouro e Mutange – atingidos por uma instabilidade de solo provocada pela atividade de mineração, durante audiência no Ministério Público do Trabalho (MPT) nessa segunda-feira (27).
Em audiência com a procuradora do Trabalho, Rosimeire Lobo, o secretário adjunto Especial de Defesa Civil, Dinário Lemos, e a coordenadora Social da Defesa Civil, Carla Moura, explicaram sobre os estudos realizados pelo Serviço Geológico do Brasil – CPRM no bairro do Pinheiro, o atendimento às famílias e as ações que vem sendo desenvolvidas pela mineradora Braskem dentro do Termo de Cooperação assinado junto aos Ministério Público Estadual, do Trabalho e Federal.
Os esclarecimentos fazem parte do acompanhamento do MPT para as ações sociais que estão sendo desenvolvidas para moradores e trabalhadores dos três bairros afetados pela instabilidade de solo.
“Explicamos todas as ações que estão sendo desenvolvidas nos bairros afetados e sobre o Mapa Operacional que está sendo construído pela Defesa Civil Nacional em parceria com a Municipal, que norteará as próximas ações da Prefeitura de Maceió para atender a população dos bairros atingidos”, destacou Dinário Lemos.
Segundo a procuradora Rosemeire Lobo, a intenção no MPT é conhecer o que está sendo realizado e adotar medidas para minimizar as dificuldades de quem foi afetado pelo problema nos três bairros.
“Queremos saber que informações o Município tem que possam contribuir para o nosso trabalho de minimizar as dificuldades. A Prefeitura vem sendo muito solícita e sensível à situação, tanto que concedeu isenções aos moradores e empresários do bairro, e isso é positivo diante do problema vivenciado no bairro”, esclareceu a procuradora.
Cartilha
O secretário adjunto Especial de Defesa Civil de Maceió aproveitou o encontro para entregar ao MPT exemplares do guia com informações úteis e que está sendo distribuído aos moradores de Bebedouro, Mutange e Pinheiro.
O livreto tem 12 páginas, foi produzido pela Prefeitura de Maceió e pelo Governo do Estado e explica, em linguagem simples e objetiva, questões sobre a situação de risco nos bairros, os serviços oferecidos pelos órgãos públicos, e os canais de comunicação oficiais em que população pode obter informações confiáveis.
Dividido em capítulos, o guia explica, por exemplo, a classificação das áreas de risco (vermelha, laranja e amarela) e as formas de acionamento da Defesa Civil. Traz ainda dicas importantes sobre o que levar ao abrigo provisório em caso de evacuação, como cuidar dos animais de estimação e como obter apoio psicológico da Secretaria Municipal de Saúde, além de um glossário com palavras usadas constantemente pelos órgãos públicos durante a execução de serviços, estudos e atendimento à população.
Veja também
Últimas notícias
Vizinho é preso em flagrante após invadir casa e abusar de crianças sozinhas em Rio Largo
Homem é morto com quatro tiros, três na cabeça, no bairro Santa Amélia, em Maceió
Homem é assassinado com seis tiros na cabeça no bairro do Feitosa, em Maceió
Motociclista morre após colisão com carro em frente ao Mirante da Sereia, em Maceió
Briga entre irmãos termina em morte a facadas durante confraternização em Pilar
Recusa sexual termina com mulher agredida, enforcada e arrastada pelos cabelos em Feira Grande
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
