Defesa Civil esclarece ações no Pinheiro, Mutange e Bebedouro
Esclarecimentos fazem parte do acompanhamento do MPT
A Defesa Civil Municipal apresentou os trabalhos que a Prefeitura de Maceió vem realizando nos bairros Pinheiro, Bebedouro e Mutange – atingidos por uma instabilidade de solo provocada pela atividade de mineração, durante audiência no Ministério Público do Trabalho (MPT) nessa segunda-feira (27).
Em audiência com a procuradora do Trabalho, Rosimeire Lobo, o secretário adjunto Especial de Defesa Civil, Dinário Lemos, e a coordenadora Social da Defesa Civil, Carla Moura, explicaram sobre os estudos realizados pelo Serviço Geológico do Brasil – CPRM no bairro do Pinheiro, o atendimento às famílias e as ações que vem sendo desenvolvidas pela mineradora Braskem dentro do Termo de Cooperação assinado junto aos Ministério Público Estadual, do Trabalho e Federal.
Os esclarecimentos fazem parte do acompanhamento do MPT para as ações sociais que estão sendo desenvolvidas para moradores e trabalhadores dos três bairros afetados pela instabilidade de solo.
“Explicamos todas as ações que estão sendo desenvolvidas nos bairros afetados e sobre o Mapa Operacional que está sendo construído pela Defesa Civil Nacional em parceria com a Municipal, que norteará as próximas ações da Prefeitura de Maceió para atender a população dos bairros atingidos”, destacou Dinário Lemos.
Segundo a procuradora Rosemeire Lobo, a intenção no MPT é conhecer o que está sendo realizado e adotar medidas para minimizar as dificuldades de quem foi afetado pelo problema nos três bairros.
“Queremos saber que informações o Município tem que possam contribuir para o nosso trabalho de minimizar as dificuldades. A Prefeitura vem sendo muito solícita e sensível à situação, tanto que concedeu isenções aos moradores e empresários do bairro, e isso é positivo diante do problema vivenciado no bairro”, esclareceu a procuradora.
Cartilha
O secretário adjunto Especial de Defesa Civil de Maceió aproveitou o encontro para entregar ao MPT exemplares do guia com informações úteis e que está sendo distribuído aos moradores de Bebedouro, Mutange e Pinheiro.
O livreto tem 12 páginas, foi produzido pela Prefeitura de Maceió e pelo Governo do Estado e explica, em linguagem simples e objetiva, questões sobre a situação de risco nos bairros, os serviços oferecidos pelos órgãos públicos, e os canais de comunicação oficiais em que população pode obter informações confiáveis.
Dividido em capítulos, o guia explica, por exemplo, a classificação das áreas de risco (vermelha, laranja e amarela) e as formas de acionamento da Defesa Civil. Traz ainda dicas importantes sobre o que levar ao abrigo provisório em caso de evacuação, como cuidar dos animais de estimação e como obter apoio psicológico da Secretaria Municipal de Saúde, além de um glossário com palavras usadas constantemente pelos órgãos públicos durante a execução de serviços, estudos e atendimento à população.
Veja também
Últimas notícias
Loterias: Lotofácil sorteia R$ 9 milhões hoje (1º/6). Confira resultado
PL e União Progressistas anunciam aliança em Alagoas e fortalecem pré-candidaturas de Alfredo Gaspar e Arthur Lira ao Senado
Renan lança compromisso, mira Master e pede saída do BRB da folha dos servidores de Maceió
Prefeitura de Arapiraca convoca voluntários para São João 2026
Prefeito Luciano Barbosa assina, nesta terça (2), ordem de serviço para início das ampliação do CREAS e CRAS Itapoã
Rafael Brito cria Semana Nacional pelo Direito à Água Potável e Saneamento nas Escolas
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
