Artesã da comunidade Muquém será a nova Mestre do Patrimônio Vivo de AL
Marinalva Bezerra da Silva trabalha produzindo peças de cerâmica há 50 anos
O Conselho Estadual de Cultura (CEC) realizou nessa quarta-feira (10) a terceira reunião ordinária do colegiado de 2019. O encontro ocorreu na Sala dos Conselhos do Palácio República dos Palmares. Esteve em pauta a aprovação da nova Mestre do Patrimônio Vivo de Alagoas (RPV), Marinalva Bezerra da Silva.
A artesã é integrante da comunidade Muquém, remanescente do Quilombo dos Palmares em Alagoas, berço de Zumbi, produz cerâmica utilitária num movimento contínuo e sem torno. Há mais de 50 anos ela tira de suas próprias mãos o sustento de sua família com o barro extraído das imediações do rio Mundaú.
Durante a ocasião também foi discutida a aprovação do Guerreiro como Patrimônio Imaterial de Alagoas, editais e a apresentação do plano anual da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult). Na reunião, a secretária executiva da Secult e membro do Conselho, Rosiane Rodrigues, defendeu a importância de se colocar sempre em pauta o planejamento dos editais previstos. "É uma forma de estreitar laços e fortalecer o desenvolvimento cultural de Estado, assim garantimos o avanço para a cidadania através da representatividade dos membros, que podem sugerir ações junto ao governo do Estado”, declarou.
O Conselho Estadual de Cultura (CEC), integrante da estrutura orgânica da Secretaria de Estado da Cultura, tem por finalidade deliberar sobre a Política Estadual de Cultura e o Plano Estadual de Cultura, acompanhar sua execução, bem como assessorar o secretário de Estado da Cultura, nos termos de seu regimento interno. O CEC é composto de 19 membros, recrutados entre representantes da Sociedade Civil e do Poder Público, todos nomeados pelo chefe do Poder Executivo Estadual.
Veja também
Últimas notícias
Febre do skincare infantil escancara tendência da adultização precoce
Teoria sobre relações com colegas de trabalho viraliza; entenda
Polícia Civil investiga incêndio em residência de Marechal Deodoro com morte e tentativa de feminicídio
Perdeu a pose: guarda não resiste a cão pedindo carinho
Governador entrega CNH aos primeiros aprovados no Programa CNH do Trabalhador nesta terça-feira (16)
Projeto que proíbe Prefeitura de Maceió de adquirir produtos do MST avança na Câmara
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
