Artesã da comunidade Muquém será a nova Mestre do Patrimônio Vivo de AL
Marinalva Bezerra da Silva trabalha produzindo peças de cerâmica há 50 anos

O Conselho Estadual de Cultura (CEC) realizou nessa quarta-feira (10) a terceira reunião ordinária do colegiado de 2019. O encontro ocorreu na Sala dos Conselhos do Palácio República dos Palmares. Esteve em pauta a aprovação da nova Mestre do Patrimônio Vivo de Alagoas (RPV), Marinalva Bezerra da Silva.
A artesã é integrante da comunidade Muquém, remanescente do Quilombo dos Palmares em Alagoas, berço de Zumbi, produz cerâmica utilitária num movimento contínuo e sem torno. Há mais de 50 anos ela tira de suas próprias mãos o sustento de sua família com o barro extraído das imediações do rio Mundaú.
Durante a ocasião também foi discutida a aprovação do Guerreiro como Patrimônio Imaterial de Alagoas, editais e a apresentação do plano anual da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult). Na reunião, a secretária executiva da Secult e membro do Conselho, Rosiane Rodrigues, defendeu a importância de se colocar sempre em pauta o planejamento dos editais previstos. "É uma forma de estreitar laços e fortalecer o desenvolvimento cultural de Estado, assim garantimos o avanço para a cidadania através da representatividade dos membros, que podem sugerir ações junto ao governo do Estado”, declarou.
O Conselho Estadual de Cultura (CEC), integrante da estrutura orgânica da Secretaria de Estado da Cultura, tem por finalidade deliberar sobre a Política Estadual de Cultura e o Plano Estadual de Cultura, acompanhar sua execução, bem como assessorar o secretário de Estado da Cultura, nos termos de seu regimento interno. O CEC é composto de 19 membros, recrutados entre representantes da Sociedade Civil e do Poder Público, todos nomeados pelo chefe do Poder Executivo Estadual.
Veja também
Últimas notícias

Gasolina recua no início de agosto após nova proporção de etanol (E30) entrar em vigor

Fotógrafo da Globo é preso por tentativa de assassinato em frente à emissora

FPI do São Francisco visita Pau Ferro, a mais nova comunidade quilombola certificada em Alagoas

Veículo é destruído por incêndio no bairro Mangabeiras, em Maceió

Homem é preso em Joaquim Gomes com motocicleta roubada e reage à abordagem da polícia

Homem é preso após invadir casa da ex-companheira e ameaçá-la com faca em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
