Redução da violência é uma das maiores marcas da gestão, afirma governador
Declaração de Renan Filho foi dada ao analisar o bom desempenho de Alagoas no 13º Anuário Brasileiro da Segurança Pública
O governador Renan Filho afirmou que a redução da violência em Alagoas é uma das maiores marcas da atual gestão. A declaração foi dada durante a inauguração do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) de São Sebastião, na quinta-feira (12), ao analisar o bom desempenho do Estado no 13º Anuário Brasileiro da Segurança Pública, publicado no início da semana pelo Fórum de Brasileiro de Segurança Pública.
O estudo apontou que houve redução de 19,7% no número de mortes violentas no ano de 2018 em comparação com os resultados de 2017. Essa, aliás, foi a quinta maior redução entre todos os Estados brasileiros no período avaliado.
“A redução da violência é uma das maiores marcas desse governo e nós vamos levá-la adiante”, garantiu Renan Filho, já fazendo boas projeções para os resultados de 2019, que serão divulgados em 2020.
“Se em 2018, Alagoas foi um dos Estados que mais reduziram a violência no Brasil, certamente em 2019 seremos novamente. Isso porque estamos tendo um ano histórico. Por exemplo: no mês passado, tivemos o menor número de homicídios de toda a série histórica”, recordou o governador.
“Só para que os senhores tenham noção: Maceió já chegou a ter, em um único mês, 110 homicídios. Em agosto passado, tivemos 19. Veja a diferença do que já foi para o que é agora! E vamos continuar reduzindo ainda mais a violência”, acrescentou Renan Filho.
Comparando a taxa de mortes violentas dos anos de 2017 e 2018, Alagoas também ganhou destaque regional. O Estado teve a segunda maior redução do Nordeste, ficando atrás apenas de Pernambuco.
Neac
O trabalho do Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac) da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) foi outro que ganhou projeção na 13ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, publicado na terça-feira (10). O estudo elegeu as informações estatísticas de Alagoas como as melhores do país.
A publicação anual traz dados de todas as unidades da Federação relativos a mortes violentas e também agrupa os estados conforme a qualidade de suas informações estatísticas, fornecidas pelas secretarias de Segurança Pública e/ou Defesa Social. Alagoas ficou em 1º lugar, com uma média de 95,25. A segunda melhor qualidade de informações foi do Estado do Pará.
“A Segurança Pública em nosso Estado é tratada com seriedade, transparência e dentro da legalidade”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Lima Júnior, que também participou da inauguração do CISP de São Sebastião, o 21º Centro Integrado de Segurança Pública construído em Alagoas pelo Governo do Estado.
Os Cisps S são unidades modernas, tecnológicas, que abrigam as polícias Civil e Militar. As equipes passam a trabalhar juntas, reforçando a integração das forças de segurança no combate ao crime.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
