Fiação em desuso nas áreas públicas da capital deverá ser retirada
Proposta é evitar vítimas de descarga elétrica e deixar cidade mais bonita
Um Projeto de Lei apresentado pela vereadora Silvania Barbosa (PRTB) e que trata da obrigatoriedade de retirada de fiação excessiva ou em desuso instalados na capital alagoana foi aprovado na tarde desta quinta-feira (24), durante sessão ordinária, na Câmara Municipal Maceió. O PL se refere aos fios instalados por organizações públicas ou de iniciativas privadas e que geram risco à população e provocam poluição visual.
A solicitação para a retirada dos fios pode ser feita pelo Poder Público, por sociedades organizadas ou qualquer cidadão que se sinta ameaçado ou incomodado. “Esses fios expostos causam risco a transeuntes e animais. Eles são condutores de energia elétrica. Tornar esse projeto em lei é corrigir uma distorção nas ruas de Maceió. São cabos de empresas de energia, TV a cabo, Internet que necessitam de reparos, trocas ou retirada completa,” justifica a propositora da matéria.
A parlamentar lembrou ainda do impacto visual dos fios. “Somos uma cidade turística. Essas coisas contam na impressão dos turistas. Temos que implementar todas as melhorias possíveis para tornar Maceió uma cidade mais atrativa e aconchegante. Se alguns desses cabos são desnecessários, então precisam ser retirados. E não apenas das áreas turísticas. Isso deve alcançar toda a capital. Não é um projeto em defesa de uma orla mais bonita, é um projeto para uma cidade mais moderna e segura” ressalta Silvania.
Um órgão competente em conservação do meio ambiente deve ser o responsável por acatar a denúncia e informar as empresas ou órgão públicos responsáveis. A denúncia precisa ser protocolada no órgão ambiental.
Depois de informada, a empresa concessionária terá prazo de 24 horas para o cumprimento da lei, estando sujeita à multa em caso de descumprimento.
O Poder Executivo tem prazo de 15 dias para sanção ou veto do PL.
Veja também
Últimas notícias
Cláudio Castro visita policiais feridos durante megaoperação no Rio
Mansão inusitada em torre com relógio em Nova York é finalmente vendida; valor é mantido em segredo
Incêndio na noite do Halloween mata família de cinco pessoas nos EUA
Fórum on-line reúne 110 mil amantes de bonecas hiper-realistas: 20% são casados
Mulher abraça seu bebê prematuro em 'despedida', mas acaba surpreendida pelo desfecho
Radialista Paulinho Guedes se recupera após AVC isquêmico em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
