Situação dos mercados e feiras de Maceió é foco de debate na Câmara
A audiência aconteceu no Plenário Silvânio Barbosa nesta quinta-feira
A situação do Mercado da Produção e os problemas relacionados às feiras foi o tema central da audiência pública da manhã desta quinta-feira (24), no Plenário Silvânio Barbosa e foi presidida pelo vereador Francisco Sales (PPL).
Estiveram presentes o vereador Anivaldo Lobão (PR), representantes da Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semscs), além de representantes de associações de feirantes e comerciantes.
O secretário da Semtabes, Flávio Saraiva, apresentou o panorama dos mercados do Nordeste e Maceió, dentre as capitais, possui a melhor proporção distributiva na quantidade de mercados em relação ao número de habitantes: 10 mercados, sendo 1 para cada 101.894,80 habitantes. De acordo com os dados socioeconômicos do senso de 2017, 26,4% da população com ocupação formal, 38% da população recebe meio salário mínimo e há uma busca contínua pela informalidade que gera inchaço e disfunção do espaço público e sobrecarga da administração pública, afetando o município, estado e União.
Flávio Saraiva também apresentou algumas ações já concluídas, outras em andamento, como a reforma de estruturas e cobertas do Mercado do Jacintinho; aquisição de barracas padronizadas para ordenamento das feiras; contratação de empresa responsável por manutenção constante nas edificações dos mercados públicos; empresa de limpeza terceirizada; criação de espaço gourmet no Mercado do Jaraguá; solicitação de instalações de caixas eletrônicos e estudos de viabilização de área exclusiva para carga e descarga no Mercado da Produção.
De acordo com Fernando, líder comunitário do Village Campestre II, para debater as problemáticas a cerca dos mercados públicos e feiras livres é preciso unir diversas forças políticas em busca de soluções efetivas e estabelecer uma divisão de emprego e renda mais adequada para a cidade de Maceió.
“Os problemas já existem há vários anos, mas para debater essas questões é preciso envolver outros grupos do Poder Público. Nós vivemos num estado que não existe divisão de emprego e renda para o povo, então fica difícil a administração dessas áreas por parte de um gestor. O índice de desemprego da nossa cidade é altíssimo e muitos precisam trabalhar de forma informal para sustentar suas famílias. É preciso reavaliar esses pontos”, destacou.
O vereador Anivaldo Lobão tem experiência na vida de comerciante e frisou o quanto o Mercado da Produção tem pontos, principalmente que envolvem a sua estrutura física, que precisam ser revistos. O parlamentar se colocou à disposição, em nome da Casa, para buscar meios visando a resolução desses problemas, de forma que beneficie o trabalho dos comerciantes e feirantes da cidade.
O vereador Francisco Sales, acredita que a privatização do Mercado da Produção não é a solução mais eficaz e sugeriu a abertura de um processo seletivo em busca de uma administração por parte dos comerciantes, com o objetivo de fortalecer a economia e melhorar as problemáticas em questão.
“A motivação de ajudar as nossas feiras livres e nosso mercado cabe a todos. Eu fui um dos vereadores contrários a colocar a mensagem de privatização do mercado público, porque precisávamos ouvir vocês. Acredito que a privatização não é a opção mais eficaz e vou conversar com a bancada sobre abrir um processo seletivo em busca de uma administração dos mercados por parte dos comerciantes e feirantes, que são as pessoas que de fato vivem disso e conhecem de perto o que precisa mudar. Além do processo seletivo, cabe um trabalho de conscientização dos feirantes para votar em alguém que possa gerir o espaço com responsabilidade”, destacou o parlamentar.
Veja também
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
