Renan justifica não decreto de emergência: “90% das praias não foram afetadas”
Segundo o Ibama, são 13 cidades alagoanas atingidas por manchas de óleo

O governador Renan Filho (MDB) voltou a frisar em entrevista à imprensa, durante a entrega de novos equipamentos e viaturas para a Segurança Pública de Alagoas, na manhã desta sexta-feira (25), que Alagoas não irá decretar estado de emergência em razão das manchas de óleo que atingem o litoral. Segundo o último relatório do Ibama, são 13 cidades alagoanas afetadas.
Em sua fala, o governador foi enfático ao afirmar que 90% das praias alagoanas não foram afetadas pelas manchas. “Alagoas não vai decretar [estado de emergência] porque 90% das praias não foram afetadas. Não há óleo em Maceió, nem em Marechal Deodoro, e em muitas outras. De maneira, se o Estado decretasse emergência estaria criando uma falsa impressão que há óleo em todas as nossas praias”, afirmou.
Entretanto, Renan Filho informou que já contatou os municípios e que ontem solicitou do governo federal a viabilização de recursos da Defesa Civil Nacional para as áreas atingidas pelas manchas. “O município é que precisa decretar emergência. A situação de Japaratinga está controlada. Nós temos lá e em Maragogi mais de 400 homens trabalhando diariamente. Alagoas é o estado que mais recolheu óleo na costa, que garantiu a destinação final, e que mais rapidamente vai limpar as praias”, disse o governador.
Renan explicou que o decreto de emergência se faz necessário para que as prefeituras possam ter uma ajuda financeira. "A cidade de Japaratinga tem cerca de 10 mil pessoas. O que significa dizer que também tem pouca arrecadação própria. O Estado está ajudando financeiramente, mas é importante também a União ajudar, já que é responsabilidade da União o controle das águas marítimas. E para ajudar, a União precisa do decreto de emergência”, finalizou o chefe do Executivo estadual.
Veja também
Últimas notícias

São Sebastião recebe nova ambulância para reforçar o atendimento do SAMU

Deputado Delegado Leonam cobra apuração sobre fuga de detentos em presídio de Maceió

Prefeita Ceci celebra: Atalaia recebe nova ambulância do SAMU e garante construção de escola moderna

Deputado Alexandre Ayres cobra aplicação do Cadastro Estadual de Pedófilos após prisão de professor acusado de estuprar adolescente autista em Maceió

Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano

Junqueiro continua investindo em preparação para o SAEB
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
