Deputados estaduais criticam Aneel por intenção de taxar energia solar
Cerca de 68% da energia produzida pode ficar com distribuidora
Os deputados estaduais criticaram a intenção da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de taxar a energia solar nesta terça-feira (29), durante sessão na Assembleia Legislativa de Alagoas.
A proposta de taxação, que está sob consulta pública, propõe uma taxa sobre o valor da energia que o consumidor produz. Por enquanto, 100% do que ele entrega volta como crédito na conta de luz, porém, a intenção é de que 68% do produto produzido fique com distribuidora.
Marcelo Beltrão (MDB) propôs uma audiência pública para discutir o assunto, com a presença do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL).
“Precisamos continuar a incentivar os brasileiros a investir em energia limpa e a taxação em cima do indivíduo acaba com essa possibilidade”, disse o parlamentar.
A deputada Cibele Moura (PSDB) disse que a medida vai na contramão do que os países desenvolvidos estão fazendo.
“Mais uma vez a gente vê a mão do Estado em iniciativas isoladas dos indivíduos para energia limpa na sua casa. Infelizmente, é o Brasil sendo Brasil, a máquina estatal gigantesca querendo colocar a mão nisso”, afirmou Cibele.
Davi Maia (DEM) chamou atenção para possibilidade de fechamento de postos de trabalho. De acordo com ele, mais de 1.500 pessoas, que trabalham com instalações de paneis solares, podem perder o emprego em Alagoas.
Para o deputado Inácio de Loiola (PDT), a decisão tem influência das empresas que trabalham com energia oriundas de usinas hidroelétricas, que estão perdendo espaço para energia eólica e solar.
Em âmbito nacional
A Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado Federal também quer discutir o assunto. Os senadores da comissão aprovaram, nesta terça-feira (29), um requerimento para realização de audiência pública para debater o assunto.
Veja também
Últimas notícias
Mais de 5 mil pessoas fazem festa para receber Renan Filho em Olho d’Água das Flores
Homem é baleado durante tentativa de homicídio em Colônia Leopoldina
Suspeito de homicídio é preso com arma usada no crime em Colônia Leopoldina
Rodrigo Teaser relata veto a música de Michael Jackson durante gravação no SBT
Rafael Brito conquista avanço histórico: Senado aprova projeto que fortalece a formação de futuros professores
Trump diz que carne importada dos EUA virá sobretudo de Brasil e Argentina
Vídeos e noticias mais lidas
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
