Bloqueio de sinal de celular está suspenso em unidades prisionais de Maceió
Seris iniciou processo para nova contratação dos serviços

Os equipamentos que bloqueiam sinal de telefonia celular foram retirados dos presídios de Maceió na semana passada. Os aparelhos, que impedem a comunicação telefônica entre presidiários e o exterior, são uma ferramenta utilizada em presídios de todo o país com o objetivo de impedir que chefes de quadrilha continuem comandando ações criminosas de dentro das unidades prisionais.
Com a suspensão dos serviços, presos poderão se comunicar - com a ajuda de celulares que entraram nos presídios de maneira ilegal - com pessoas que estão do lado de fora e, desse modo, podem continuar liderando quadrilha de traficantes ou ordenar a execução de crimes, por exemplo.
De acordo com a Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), o serviço está suspenso de maneira temporária no complexo penitenciário de Maceió, mas continua sendo mantido no Presídio do Agreste, localizado Girau do Ponciano, pago com recursos do Estado.
Por meio de nota, a Seris informou que o sistema de bloqueio foi desativado porque o contrato do serviço estabelecia que o pagamento seria efetuado por meio de um projeto do governo federal que foi finalizado. Para que seja retomado, o Estado precisa fazer um novo processo licitatório, que de acordo com a secretaria, já foi iniciado. Veja a nota da Seris abaixo:
A Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) informa que o sistema de bloqueio de sinal de telefone celular instalado nas unidades prisionais que integram o complexo penitenciário de Maceió encontra-se desativado. Isso porque o contrato vinha sendo quitado com recursos federais, sendo estes findados em 2019. O mesmo não ocorre, porém, ao Presídio do Agreste, no município de Girau do Ponciano, onde o sistema tem funcionado a contento, em razão do aporte de recursos estaduais.
Um novo processo está em andamento para a contratação e renovação do serviço nos presídios da capital.
Outrossim, a Seris reforça seu compromisso com a segurança do sistema prisional alagoano, um dos mais controlados do país, investindo permanentemente na valorização do servidor penitenciário e na aquisição de equipamentos que auxiliam na identificação e apreensão de materiais ilícitos quando do procedimento de revista.
Veja também
Últimas notícias

Prefeita Ceci marca presença no Workshop Masterop Travel 2025 para fortalecer o turismo em Atalaia

Deputada Cibele Moura volta a assumir presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da ALE

Audiência mantém impasse sobre Faixa Verde na orla da Ponta Verde, em Maceió

Defeito no ar-condicionado causou mal-estar em crianças dentro de ônibus escolar

Motociclista derrapa em óleo na pista e colide contra carro no Centro de Maceió

Jovem suspeito de ter matado amigo de infância é preso em Marechal Deodoro
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
