Mais de 15 mil doações de sangue foram registradas, mas estoque segue baixo
Reserva do Hemoal é 117 bolsas por dia, mas ideal seria 300 diárias
No dia em que se celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue, o estoque está crítico no Hemocentro de Alagoas (Hemoal).
De janeiro a outubro deste ano, 15.709 doações de sangue foram registradas nas unidades de Maceió e Arapiraca, mas com a proximidade do fim do ano, a assiduidade dos doadores têm diminuído.
Com exceção do O+, todas as tipagens sanguíneas estão com estoque baixo. De acordo com a assistente social do Hemoal, Debora dos Anjos, o ideal era uma reserva de 300 bolsas por dia, mas o órgão está com estoque de 117 bolsas diárias.
Debora dos Anjos explicou que, apesar das campanhas recorrentes, a população comparece para repor o estoque em casos de parentes, familiares e amigos doentes.
“Existem os doadores regulares, mas são mais raros. Nós fazemos trabalhos educativos em universidades, palestras de conscientização, mas a população ainda precisa comparecer mais. Se todos os doadores cadastrados, comparecessem duas vezes ao ano, estaríamos abastecidos”, explicou a assistente social.
Segundo Debora dos Anjos, a situação crítica deve piorar em janeiro, quando as pessoas estão de férias e não lembram de doar sangue.
De janeiro até dezembro de 2018, foram registradas 18.472 doações de sangue nas unidades do Hemocentro de Alagoas.
Nesta segunda-feira (25), o homem e a mulher, que mais doaram sangue no ano de 2019, foram homenageados na sede do Hemoal. A ação foi em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue.