HGE registra 218 atendimentos e reforça apelo para doação de sangue
Unidade fez 17 cirurgias e reforça importância da doação de sangue para os procedimentos
O Hospital Geral do Estado (HGE) assistiu mais 218 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) nessa segunda-feira (30). Quase 75% desse total estão relacionados a casos clínicos, representando exatos 164 atendimentos. A unidade também atendeu 38 vítimas de acidentes de trabalho, 11 de acidentes de trânsito, cinco pessoas agredidas e uma que sofreu um acidente de trabalho. No período, foram concedidas 127 altas médicas, 59 internações e 20 transferências.
O médico Paulo Teixeira, gerente do HGE, ressalta que 17 procedimentos cirúrgicos foram realizados pelas equipes dos centros cirúrgicos. Desse modo, o gestor apela que os alagoanos saudáveis compareçam ao Hemocentro de Alagoas (Hemoal) doar sangue, pois uma única doação pode salvar até quatro vidas, fazendo toda a diferença principalmente nesse período de pandemia do novo Coronavírus.
“A necessidade pelo sangue de todos os tipos pode acontecer a qualquer momento, com qualquer pessoa, incluindo o doador. O HGE não para, atende muitos casos de acidentes, muitos enfermos que sofrem com hemorragia ou outras doenças que necessitam da doação. Então nós convidamos a todos os cidadãos que busquem o Hemoal, seja em Maceió ou Arapiraca, e pratique esse ato de amor, independente de quem estiver precisando”, argumentou o gerente.
Para doar, os interessados podem agendar a ida ao Hemoal, no objetivo de evitar aglomeração de pessoas, que fica em Maceió ao lado do HGE, no Trapiche da Barra; ou em Arapiraca, no Laboratório Municipal, que fica no Centro. Mais informações através dos telefones (82) 3315-2109 e 3539-8285, de segunda à sexta-feira, em horário comercial. Em Maceió ainda é possível doar sangue aos sábados, das 8h às 17h.
Durante o período da pandemia, os doadores somente podem ter idades entre 16 e 59 anos, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis. Além disso, é preciso pesar, no mínimo, 50 quilos e estar em bom estado de saúde.
O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e não estar de jejum. No dia da doação é imprescindível levar documento de identidade com foto. São considerados doadores inaptos por um período de 30 dias aqueles que apresentarem sintomas respiratórios e febre ou se tiverem tido contato, há menos de 30 dias.
Veja também
Últimas notícias
Imagens mostram momento da colisão entre ônibus e carro na AL-101 Norte, em Maragogi
Vizinho é preso em flagrante após invadir casa e abusar de crianças sozinhas em Rio Largo
Homem é morto com quatro tiros, três na cabeça, no bairro Santa Amélia, em Maceió
Homem é assassinado com seis tiros na cabeça no bairro do Feitosa, em Maceió
Motociclista morre após colisão com carro em frente ao Mirante da Sereia, em Maceió
Briga entre irmãos termina em morte a facadas durante confraternização em Pilar
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
