Alagoas

Estudo internacional aponta que Covid-19 entrou em AL pela região Sudeste

Na primeira fase da doença, infectados estiveram ou vieram de estados como Rio e São Paulo

Por 7Segundos com Agências de Notícias 23/07/2020 18h06 - Atualizado em 23/07/2020 18h06
Estudo internacional aponta que Covid-19 entrou em AL pela região Sudeste
Mapa mostra o trajeto do vírus na primeira fase da pandemia - Foto: Reprodução

Um estudo publicado na revista científica Science, nesta quinta-feira (23) apontou que o novo coronavírus entrou principalmente em Alagoas na primeira fase da doença através da região Sudeste.

A nova pesquisa revela que 76% dos vírus detectados no país até o final de abril se dividem em três grandes grupos que foram introduzidos entre o final de fevereiro e o início de março e se espalharam rapidamente pelo Brasil antes que as medidas de controle de mobilidade fossem iniciadas.

O primeiro caso registrado em Alagoas foi registrado no dia 08 de março de um homem de 42 anos que havia retornado da Itália. Nessa primeira fase da doença, infectados estiveram ou vieram de estados como Rio e São Paulo.

Os resultados foram obtidos por uma força-tarefa composta por pesquisadores de 15 instituições brasileiras (em conjunto com instituições britânicas), que realizaram o sequenciamento de 427 genomas do novo coronavírus, o Sars-CoV-2, de 21 estados, incluindo Alagoas.

Nesse estudo, os pesquisadores combinaram dados genômicos de Sars-CoV-2 com dados epidemiológicos e de mobilidade humana para investigar a transmissão do vírus em diferentes escalas e o impacto das medidas de intervenção não farmacêuticas (INFs) no controle da epidemia no país.