Prefeitura de Maceió e Braskem firmam novo Termo de Cooperação
É o quarto Termo de Cooperação firmado entre as partes
A Prefeitura de Maceió e a Braskem firmaram mais um Termo de Cooperação Técnica visando o acompanhamento adequado do problema de instabilidade de solo que afeta os bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto. O novo documento prevê ações de apoio para o Plano de Contingência (Plancon) da área afetada pela subsidência.
O novo documento prevê medidas para implementação de ações de suporte à população através do Plancon, entre elas sistema de videomonitoramento eletrônico nas avenidas de maior tráfego, identificação através de pórticos, sinais luminosos e placas para orientar melhor a população, além da criação de um Centro de Acolhimento e Triagem (CAT) para atendimento dos moradores em eventuais situações de emergência.
Outra ação prevista no Termo de Cooperação Técnica 4 é a formação de uma Brigada dedicada ao apoio das ações da Defesa Civil. A equipe é formada por 12 bombeiros militares, que estão sendo treinados e capacitados pelo órgão municipal.
“O TC4 tem como foco o apoio necessário para que seja atualizado o Plancon e implementada as ações necessárias de suporte à população diante do novo cenário que se encontra a área afetada pela instabilidade de solo, caso haja necessidade”, explicou o diretor de Planejamento e Redução de Risco da Defesa Civil, Arthur Rodas.
Com a assinatura do novo Termo, o Plano de Contingência, elaborado pela Defesa Civil de Maceió com a participação das Defesas Civis Estadual e Nacional, está sendo atualizado.
Este é o quarto Termo de Cooperação firmado entre as partes. O primeiro deles foi firmado em abril de 2019 e teve como objetivo a criação de uma sala de monitoramento, instalação de equipamentos e obras de mitigação. O segundo termo, firmado em dezembro de 2019, trata de um plano de trabalho proposto pelas Universidades Federais de Pernambuco e Rio Grande do Norte, e do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), que prevê a instalação de rede de sismógrafos e novos DGPS para monitoramento da área. Já no terceiro documento, assinado em fevereiro de 2020, as ações são de apoio da empresa Braskem à Prefeitura para inspeção predial e demolição de edificações colapsadas na área de risco.
Veja também
Últimas notícias
ALE aprova projeto que prevê medicamentos gratuitos para diabetes e obesidade
Homem é preso suspeito de participar de arrastão no Santa Amélia, em Maceió
Defesa Civil inicia etapa que vai definir intervenções para áreas de risco de Maceió
Acusado de matar criança em Branquinha é condenado a 22 anos de prisão
Urna eletrônica não exibe mensagem 'Confirma o seu voto', esclarece TRE
UniGrande expande atuação em Alagoas e fortalece presença no interior
Vídeos e noticias mais lidas
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
