Política

Tereza Nelma fala da importância Casa de Apoio a paciente com câncer

Local será inaugurado neste final de semana em Maceió

Por Assessoria 30/10/2020 17h05
Tereza Nelma fala da importância Casa de Apoio a paciente com câncer
Espaço acolherá gratuitamente pacientes do interior que fazem tratamento de câncer no HU - Foto: Assessoria

Pacientes de câncer do Hospital Universitário do interior do Estado de Alagoas ganharão um apoio em Maceió. Por conhecer as dificuldades do tratamento de um câncer, e saber que a realidade de muitos pacientes é ainda mais dura, a deputada federal Tereza Nelma junto com Associação das Pessoas com Câncer de Alagoas (Apecan), vai realizar mais um de seus sonhos e abrir, neste sábado, a Casa de Apoio à Vida Maria José da Silva. O local vai receber pacientes oncológicos enquanto fazem seus tratamentos no HUPAA.

Esses pacientes são pessoas de baixa renda que moram no interior do Estado e não têm condições arcar com os custos de viagens para fazer todo o tratamento. A Casa terá nove vagas e estará equipada para receber homens e mulheres gratuitamente. “É mais um sonho, que nós estamos realizando juntas, eu e Myrtha (Presidente e Coordenadora da Casa Rosa), e estamos muito felizes com essa inauguração. Mais uma vez estou enfrentando um câncer, uma recidiva de colo de útero e ainda me emociono. Em 2015 fiquei careca, e de novo, em 2020, estou fazendo quimioterapia, mas estou muito firme e acreditando, tanto que vamos realizar esse terceiro sonho. Temos a Casa Rosa, voltada para a prevenção e diagnóstico, o Transporte pela Vida e, agora, a Casa de Apoio à Vida. Já está sendo construído, em Arapiraca, com recursos que viabilizei, o Hospital do Amor, para atender mulheres com câncer de mama e colo de útero. Também foi lançado, junto com o governador, o programa de reconstrução de mama”, contou a deputada Tereza.

O nome da Casa, Maria José da Silva, é uma homenagem a uma amiga da deputada e de Myrtha Nunes. Uma mulher humilde, moradora da periferia, que também foi paciente de câncer e que lutou muito pela sua saúde. “Maria não está mais entre nós, mas continuamos sempre lembrando a bandeira de vida que ela levantava”, disse Tereza. “Hoje, a gente levanta essa bandeira para que outras mulheres sejam beneficiadas com a casa de apoio, porque a gente sabe que são mulheres que vêm do interior, que já trazem além da doença, as questões financeiras como um grande impacto no tratamento”, completou a Presidente e Coordenadora da Casa Rosa.

De acordo com Myrtha, a Casa de Apoio será uma casa humanizada, na qual o paciente chegue e se sinta acolhido em um lugar aconchegante, para que dê continuidade ao seu tratamento.

Os recursos para que local fosse aberto e equipado veio da própria parlamentar e de doações de apoiadores da Casa Rosa. Além disso, conta com o apoio da UFAL, pelo Hospital Universitário e o Cacon. “Precisamos de todos. E cada um que possa contribuir com esse momento, é importante. Me sinto uma mola propulsora, mas sozinha não posso fazer tudo, e junto com todos eu consigo. Estamos engajados para esse atendimento humanizado, simples, mas com muito amor”, ressaltou.

Quem estiver disposto a ajudar, a Casa de Apoio deixou uma lista na Casa Vieira Praia e Farol, com os utensílios que ainda estão faltando. Doações maiores podem ser encaminhadas à coordenação da Casa.