Ministério da Saúde tem erro em sistemas e servidores suspeitam de hackers
Funcionários da pasta não conseguiram acessar senhas e logins de trabalho. Setor de informática recomendou o desligamento dos aparelhos
Servidores do Ministério da Saúde relataram instabilidade no sistema da pasta na manhã desta quinta-feira (5/11). Entre as plataformas comprometidas estão o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e e-mails institucionais.
Em grupos de mensagens dos funcionários, especula-se que a pasta foi alvo de uma invasão de hackers. As chefias imediatas pediram que fossem suspensa a sincronização de e-mail dos celulares e notebooks.
Pela manhã, ao chegarem, os servidores não tinham acesso aos computadores. Não era possível acessar nem um pen drive, assim como eles não conseguiam pegar arquivos para trabalhar de casa. “É como se tivessem criptografados todos os nossos arquivos”, afirmou um funcionário, que pediu para não ser identificado.
Oficialmente, o Ministério da Saúde ainda não comentou o caso. O Metrópoles entrou em contato com o órgão e aguarda um posicionamento.
Por segurança, aqueles que conseguiram acessar os computadores ou se conectaram ao wifi na rede do Ministério da Saúde foram orientados a desligar os equipamentos.
O Datasus, departamento de informática do Sistema Único de Saúde (SUS), apura o que ocorreu e tenta solucionar os problemas relatados pelos servidores. O principal problema é o bloqueio de logins e senhas de acesso.
Veja também
Últimas notícias
Moraes nega visita de Valdemar Costa Neto e Magno Malta a Bolsonaro
Polícia Civil recupera dois geradores de energia provenientes de estelionato
Rede estadual alinha objetivos e estratégias para ano letivo 2026 na Jornada Pedagógica
Coelhos são resgatados vivos da garganta de pelicano em zoológico na China
Morre aos 93 anos Nivaldo Jatobá, ex-prefeito de São Miguel dos Campos
Exames e cirurgias oftalmológicas mudam a vida de milhares de alagoanos
Vídeos e noticias mais lidas
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
