Parceria entre Fundepes e Ufal poderá beneficiar cerca de duas mil crianças e adolescentes
Diretor-presidente da Fundação explica que novos projetos são de grande importância para a população.
O diretor-presidente da Fundação Universitária de Desenvolvimento e de Extensão e Pesquisa (Fundepes), Ricardo Wanderley, se reuniu, nesta terça-feira (22), com uma equipe do Instituto de Educação Física e Esporte (Iefe) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) para consolidar a parceria em novos projetos.
De acordo com Wanderley, esta parceria entregará resultados a partir do próximo ano que irão auxiliar na ressocialização de crianças e adolescentes, além de fortalecer ações sociopolíticas para melhorar a vida deles.
“Estamos aqui, às vésperas do Natal, trabalhando intensamente para a consolidação de novos projetos. Recebemos a equipe do Departamento de Educação Física da Ufal com ideias excelentes, que vão culminar, sem dúvida nenhuma, em grandes entregas no setor de ressocialização da criança e do adolescente, na consolidação do contra turno, e em outras ações importantíssimas no contexto sociopolítico que vivemos. Essa parceria também é muito importante para os trabalhos de extensão e pesquisa dentro da Ufal”, afirma o diretor-presidente Ricardo Wanderley.
Para a diretora do Iefe, Leonéa Santiago, a parceria com o Ministério da Cidadania só foi possível por conta da Fundepes. A Fundação viabilizará as compras, pagamentos de bolsas, além de gerir todos os fomentos para os projetos.
“O Iefe e a Universidade Federal de Alagoas estarão abertos para recebermos projetos sociais onde essas crianças e jovens estarão conosco, quebrando essa barreira simbólica que separa a universidade da população, das crianças e jovens. Nós abriremos a nossas universidade e estudo para recebermos essas crianças. Assim trabalharemos, em cada espaço desse, com a vontade de modificar a situação dessas pessoas. Com apoio da Educação e do Esporte nós acreditamos na transformação da vida de cada cidadão e cidadã do estado de Alagoas”, relata Leonéa.
Beneficiados – O professor do Instituto de Educação Física e gerente de esportes da Ufal, Pedro Balikiam, explica que o Instituto já tem aprovado, junto ao Ministério da Cidadania e secretarias Nacional de Esporte, Lazer e Inclusão Social; e de Futebol e Direitos do Torcedor, projetos que somam R$ 2,4 milhões.
Segundo ele, com esse montante será possível atender a aproximadamente 2.100 crianças e adolescentes que estudam nos campis da Ufal, além de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social nos bairros da periferia no entorno da universidade e na região lagunar de Maceió. Estas últimas serão atendidas devido a uma parceria com a Prefeitura de Maceió e com o Governo de Alagoas.
“Essa parceria visa o desenvolvimento do esporte como uma forma de inclusão social, de transformação do indivíduo como cidadão. Esses projetos todos também estão associados a outros institutos da universidade, visando reforço escolar”, informa Balikiam.
O professor reforça ainda que, uma novidade é a parceria junto ao Instituto de Matemática da Ufal, para tornar a escola mais atrativa para as crianças, adolescentes e jovens.
“A gente utiliza o esporte como uma ferramenta atrativa para que ele retorne à escola, entenda a escola como um elemento benéfico para a vida e desperte nele a condição de cidadão. Mais uma vez essa parceria só é possível, com o Município e Estado, atendendo crianças e jovens, através da Fundepes. Se não fosse a Fundação nos gerenciando e viabilizando as referentes práticas, a gente não teria essa oportunidade”, finaliza.
Veja também
Últimas notícias
Homem é flagrado agredindo clientes e seguranças em bar na orla da Ponta Verde
Apresentador de TV descobre ao vivo que sua mulher contratou matador de aluguel para executá-lo
Garçom, tem Pitú? Veja o meme que tomou conta do Brasil
Como jovem que diz ser Madeleine McCann usou ChatGPT para “provar” DNA
Maceió registra 2.636 casos de sífilis em 2025; SMS reforça alerta sobre prevenção
Bebê é vista 'dando soco' na mãe durante exame de ultrassom: 'Personalidade forte'
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
