Menina é colocada em coma após reação à covid-19
A criança apresentou febre, vômitos, palidez, além de manchas pelo corpo.
Uma menina de 6 anos teve uma forte reação à covid-19 e ficou em coma no Reino Unido. Segundo os médicos, a britânica Millie Denver sofreu de uma condição chamada Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica Temporariamente Associada ao Sars-CoV-2 (MIS-C).
A mãe dela, Elizabeth Denver, contou ao jornal Daily Mail que a filha começou a se sentir mal na noite de sábado, 12 de dezembro. A criança apresentou febre, vômitos, palidez, além de manchas pelo corpo.
Como três alunos da escolha onde a filha estuda tiveram catapora, a mulher achou que a menina estava com a mesma doença.
Elizabeth disse que dias depois a temperatura de Millie voltou ao normal, mas ela ainda estava sonolenta, sem fome, sofrendo de náuseas e chorando de dor à noite. “Todos os seus sintomas eram consistentes com catapora, mas quando as manchas não começaram a formar bolhas, fiquei preocupada. Ela estava com tantas dores no carro que você não conseguia tocá-la”, contou.
Foi quando Elizabeth resolveu levar a menina para atendimento médico. A criança deu entrada no hospital perto do 12h e, à noite, foi colocada em coma induzido, condição em que ela permaneceu por dois dias.
“A princípio, eles [os médicos] perceberam que ela estava com uma infecção em algum lugar, mas não conseguiram encontrar”, lembra a mãe.
Segundo ela, a frequência cardíaca da filha tinha aumentado e o funcionamento do fígado e dos rins apresentava alterações. Por isso, os médicos decidiram colocá-la em coma induzido para que os órgão pudessem se recuperar.
A equipe que atendeu a menina acredita que ela tenha contraído a covid-19 algumas semanas antes da reação, mas sem apresentar os sintomas clássicos da doença.
Ao todo, Millie ficou oito dias se recuperando no hospital e recebeu alta no dia 23, a tempo de passar o Natal em casa. Segundo a mãe, a recuperação da menina foi rápida com o auxílio da fisioterapia.
“Foi um alívio ouvi-la rir com as irmãs na véspera de Natal. Dias depois, passamos por parques cheios de crianças brincando juntas. Ninguém sabe que a covid pode ser tão ruim para eles”, alertou.
O que se sabe sobre a síndrome
O sintomas da Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica Temporariamente Associada ao Sars-CoV-2 (MIS-C) são semelhantes aos causados pela doença de Kawasaki.
O primeiro relato de caso de uma criança com doença de Kawasaki e covid-19 foi publicado nos Estados Unidos em 7 de abril de 2020. Desde esse primeiro relato, os países com surtos de coronavírus têm relatado mais casos dessa condição.
A MIS-C pode deixar diferentes partes do corpo inflamadas, incluindo coração, pulmões, rins, cérebro, pele, olhos ou órgãos gastrointestinais. Crianças com MIS-C podem ter febre e vários sintomas, incluindo dor abdominal (intestino), vômitos, diarreia, dor no pescoço, erupção cutânea, olhos vermelhos ou sensação de cansaço.
De acordo com o CDC, Centro norte-americano de Controle e Prevenção de Doenças, ainda não se sabe o que causa o MIS-C. No entanto, muitas crianças com MIS-C tinham o vírus que causa covid-19 ou tinham tido contato com alguém com covid-19.
Veja também
Últimas notícias
Homem invade estabelecimento e furta mais de R$ 1 mil em Arapiraca
Feira Grande envia 16 ônibus com mais de 600 romeiros para romaria em Juazeiro do Norte
Governo de Alagoas patrocina Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho em Arapiraca
Morre Francisco Magalhães Neto, o Chico Bau, nome histórico do futebol alagoano
MPAL pede internação e exame psicológico de adolescente que matou padrasto em Teotônio Vilela
Homem usando tornozeleira eletrônica é flagrado tentando furtar casas e carros no Cruzeiro do Sul
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
